Instituto Português de Psicologia promove cursos sobre neurociências/neuroeducação, terapia da fala e psicoterapia

picologia

O Instituto Português de Psicologia e outras Ciências (INSPSIC) promove em articulação com a EB 2,3 Doutor Horacio Bento de Gouveia, vários cursos de pós-graduação no âmbito das Neurociências (Neuropsicologia Clínica; NeuroEducação; Intervenção Neuropsicológica), das Psicoterapia Cognitivo-Comportamentais e da Comunicação Aumentativa/Alternativa e Tecnologias de Apoio. O arranque dos cursos prevê-se para o período que decorre de  março a junho de 2015 e as inscrições estão já abertas.

A formação destina-se a psicólogos, médicos, enfermeiros, professores, educadores, terapeutas da fala , terapeutas ocupacionais e outros técnicos de saúde.

Segundo informações do INSPSIC os cursos no âmbito das psicoterapias visam ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico e tratamento psicoterapêutico da psicopatologia do adulto mas também da criança e adolescente. Já a NeuroEducação,  frequentada fundamentalmente por educadores e professores tem como grande intuito compreender as bases neurológicas dos processos envolvidos na aprendizagem e o desenvolvimento de estratégias que potenciem o processo de ensino junto a crianças com (mas também sem) dificuldades de aprendizagem. A pós-graduação em neuropsicologia clínica, entre outros, aborda os quadros de lesão, meios de avaliação clínica, técnicas de intervenção terapêutica e ainda a complexidade da reintegração socio-familiar dos pacientes com disfunções neuropsicológicas. Por último, a Comunicação aumentativa/alternativa e tecnologias de apoio tem como intuito preparar para uma intervenção capaz de desenvolver competências de comunicação e de linguagem em pessoas com deficiências motora, multideficienca, deficiência mental, autismoe outras perturbações da linguagem .

Os cursos,a acontecer em breve no Funchal,  são apoiados por Sociedades Científicas e o Instituto conta com a acreditação da DGERT.

Outras informações e mesmo as inscrições podem ser solicitadas  em www.inspsic.pt ou através do geral@inspsic.pt.

O número de participantes é limitado.