Inauguração do cais norte divide Jardim e Estudante

JARDIM FOTO
Foto DR

Alberto João Jardim pretende inaugurar a 27 de março, a dois dias das eleições legislativas regionais, a obra do cais norte, no Porto do Funchal. Mas Conceição Estudante, com a tutela dos portos, não concorda com o presidente, alegando que a obra não estará concluída nessa data.

O Funchal Notícias apurou que os empreiteiros trabalham à velocidade cruzeiro para terminar o investimento portuário e asseguram que, a 27 deste mês, a obra estará finalizada.

Em final de ciclo, Jardim queima os últimos cartuchos também com a inauguração de uma embarcação vocacionada para a pesca do atum, no Caniçal. Este atuneiro foi adquirido por um armador conhecido da Madeira, que tinha sido oferecida pelo governo de José Sócrates a Cabo Verde. No entanto, a embarcação nunca chegou a iniciar a sua atividade por questões de incompatibilidade técnica naquela zona marítima, pelo que o governo cabo-verdiano decidiu colocá-la à venda.

Jardim também tencionava fechar o seu longo ciclo governativo com a inauguração do novo hotel na Calheta, de Avelino Farinha, mas tudo foi adiado para 17 de abril, devido a atrasos na chegada de materiais necessários à conclusão do empreendimento turístico.

O presidente recebeu ainda cumprimentos de despedida, via telefone, do seu ex-homólogo de Canárias, Ricardo Saavedra, com quem teve a oportunidade de participar em diversas cimeiras Madeira-Canárias. Hoje, o socialista canariano ocupa o lugar de alcaide em Las Palmas.

No próximo dia 13, uma jornalista da televisão canariana desloca-se à Madeira para entrevistar Alberto João Jardim. No dia seguinte, o presidente viaja, porque tem reuniões agendadas na Europa, regressando a 26.

       * Com RUI MAROTE