Raimundo Quintal reforça posição contrária ao gado nas serras da Madeira

Área do Poço da Neve (entre os 1600 e os 1700 metros de altitude) em setembro de 1995, quando começou o processo de retirada do gado do Parque Ecológico do Funchal.
Área do Poço da Neve (entre os 1600 e os 1700 metros de altitude) em setembro de 1995,
quando começou o processo de retirada do gado do Parque Ecológico do Funchal.

O ecologista Raimundo Quintal, que alertou, antes da “Festa do Mundo Rural” promovida recentemente pelo CDS-Madeira e por um grupo de criadores de gado, para o recrudescimento, em período pré-eleitoral, de posições favoráveis à reintrodução da pastorícia nas serras da Madeira, tornou pública, de novo, a sua posição relativamente àquele assunto. Escreveu Raimundo Quintal na sua página no facebook o seguinte:

“Com a aproximação das eleições para a Assembleia Legislativa Regional ressurgiram as pressões e chantagens para que o gado ovino e caprino volte a pastar nas altas montanhas da cordilheira central da Ilha da Madeira.

No Telejornal da RTP-M de 16 de Fevereiro de 2015 reafirmei a minha posição sobre esta matéria crucial para o futuro da Região Autónoma da Madeira (https://www.youtube.com/ watch?v=6Ff3OCRVi0c&feature= youtu.be).

Para quem não acredita na desertificação do maciço montanhoso central provocada por séculos de pastoreio, recomendo a observação atenta das quatro fotografias com que ilustro esta nota”.

Observem-se as ditas imagens.

Deserto e ovelhas na zona mais alta do Parque Ecológico do Funchal, setembro de 1995
Deserto e ovelhas na zona mais alta do Parque Ecológico do Funchal,
setembro de 1995
Deserto de montanha entre o Pico do Areeiro e o Pico do Cedro – outubro de 2004, um ano após a retirada do gado das serras de Santo António e São Roque
Deserto de montanha entre o Pico do Areeiro e o Pico do Cedro – outubro de 2004,
um ano após a retirada do gado das serras de Santo António e São Roque
Serras de São Roque, Santo António e Curral das Freiras – outubro de 2004
Serras de São Roque, Santo António e Curral das Freiras – outubro de 2004