José Manuel Rodrigues quer “pressionar” Governo da República

cds 018

O líder do CDS-PP/Madeira, José Manuel Rodrigues, reunirá na próxima sexta-feira, ao meio-dia, com o ministro da Economia, António Pires de Lima (do CDS) e com o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro (PSD), no sentido de pressionar o Governo da República para que, “de uma vez por todas”, tome medidas no sentido de garantir preços mais acessíveis para os estudantes madeirenses, nos pico de tráfego turístico para a Região.

Conforme explicou José Manuel Rodrigues ao Funchal Notícias, as épocas mais críticas são, sobretudo, o Natal e Fim de Ano, o Carnaval, a Páscoa e as férias grandes de Verão.

Além dos estudantes, estão também em causa os doentes que têm de deslocar-se entre a Madeira e o continente.

“Acho que temos de pensar num novo modelo, embora mantendo a liberalização [dos transportes aéreos]”, defende o líder centrista. “A liberalização de 2008 foi positiva, sobretudo para o turismo”, acrescentou. “Também foi positiva em certa parte, para os residentes, porque o preço médio das tarifas baixou”. O problema, na sua perspectiva,  foi que não foram contemplados os casos especiais acima mencionados, nas épocas já referidas, os chamados picos de tráfego.

“Desse ponto de vista, ou vamos para um subsídio de mobilidade maior, por parte dpo Estado, ao passageiro, ou vamos para um tecto imposto às companhias nessas alturas do ano em que há mais procura. Tem de ser encontrada a melhor solução. Mas desde já, acho que é melhor atalhar esta questão dos estudantes e dos doentes deslocados, porque é escandalosa. É uma vergonha que estudantes madeirenses tenham querido vir passar o Natal à Madeira e infelizmente, por razões financeiras, não tenham tido essa possibilidade”, sublinha José Manuel Rodrigues.

O político afirma querer, já não tanto sensibilizar, mas “pressionar” mesmo o ministro da Economia e o secretário de Estado dos Transportes para que possam levar a questão a Pedro Passos Coelho, para que resolva “este problema gravíssimo”.