Horácio Bento recebe mentor da Escola da Ponte

PACHECO FOTO

O ideólogo da pioneira Escola da Ponte vem à Madeira, no dia 26 deste mês, para fazer uma palestra no auditório da Escola Horácio Bento, aberta a pais, alunos, educadores e demais público interessado. A iniciativa é da chancela da Rede Educação Nova e do Grupo Ilha Verde da Madeira.

“À conversa com o Professor José Pacheco…O Pai da Escola da Ponte” é o nome dado a esta iniciativa, que ocorrerá entre as 18h30-21h30, podendo a população madeirense participar mediante a sua inscrição em http://goo.gl/forms/6ARLVWEIXS, e o pagamento de 10 euros.

O evento enquadra-se num périplo que o educador tem vindo a fazer pelo território nacional e ilhas, onde  tem procurado dar primazia ao debate plural de ideias tendo em vista a construção de um percurso educativo público marcado pelos valores da autonomia e da responsabilidade.

Recorde-se que, a Escola da Ponte foi idealizada na década de 70, no Porto, e nasceu assente com base num projeto educativo inovador para a escola pública em Portugal, porque deu destaque à autonomia dos estudantes em detrimento de um programa oficial imposto. O estabelecimento de ensino do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nortenho, com alunos dos 5 aos 13 anos de idade, comunga do método de ensino das escolas ditas democráticas, fazendo inclusivamente parte da denominada Escola Moderna, assente nos ideais pedagógicos de Freinet.

Durante algum tempo, o Ministério da Educação custou a reconhecer a Escola da Ponte por considerar subversivas as suas práticas, mas os resultados escolares foram de tal maneira positivos que foi integrada no sistema e reconhecida até a nível internacional.

O objetivo da escola desenhada por José Pacheco é fazer as crianças felizes e dar-lhes o protagonismo na escola, por forma a que ganhem hábitos de trabalho, liderem projetos e resolvam situações problemáticas com autonomia. Neste momento, a Escola da Ponte está entregue à sua comunidade.

Pacheco dedica-se agora a colaborar diretamente no Projeto Âncora, no Brasil. Na sua perspetiva, uma prática educacional acolhedora e participativa conduz a que todas as pessoas possam ser felizes e sábias.

Para quem não conhece o pedagogo Pacheco que vem à Madeira, o não menos conceituado António Nóvoa define-o nestes termos: “José Pacheco conhece, melhor do que ninguém, a importância da escola, da escola pública, participativa, inclusiva. Mas tem consciência de que, para cumprir as suas promessas, a escola tem de deixar os muros, a “pedagogia predial”, e constituir-se como um lugar de liberdade. (…) As palavras de José Pacheco têm a força de uma experiência notável, a Escola da Ponte (…).”

Num momento em que a escola pública, como escola inclusiva, está na ordem do debate diário, os contributos de José Pacheco para esta temática são considerados importantes pelos dinamizadores desta conversa, numa escola pública madeirense.