Centro de orientação familiar estreia-se na Madeira

Cenofa

A pedido de dezenas de cidadãos da Madeira, o Centro de Orientação Familiar-CENOFA estreou-se na Madeira com a dinamização de um curso destinado às famílias, que decorreu a 27 de janeiro, no Convento de Santa Clara.

Num momento em que as grandes questões que envolvem a família estão na ordem do dia do discurso do Papa Francisco, eis que o CENOFA fez deslocar ao Funchal três técnicos para esclarecer o funcionamento desta organização, método de trabalho e analisar as grandes problemáticas que marcam hoje o pilar social da família.

Tudo partiu da iniciativa de um pequeno grupo de casais residentes na Região que tudo fez para  dar a conhecer o papel da organização nacional, com sede em Lisboal e com uma clara vocação para a abordagem de assuntos relacionados com a família. O objetivo é abrir delegações nos vários pontos do País, tanto mais que se trata de uma associação de família de responsabilidade genérica, sem fins lucrativos e de utilidade pública.

Cerca de três dezenas de pessoas participaram neste curso, tendo a oportunidade de acompanhar uma metodologia de trabalho assente nos estudos de caso e no debate de questões cruciais como o papel da família, a relação pais-filhos e a busca de soluções para os dilemas e conflitos. A intenção não é abordar casos pessoais mas casos-tipo que possam ser motivo de debate organizado e pedagógico

Dois médicos e uma psicóloga orientaram os trabalhos em Santa Clara, tendo estes ficado alojados em casas de famílias madeirenses que se disponibilizaram para dinamizar e acolher o evento.

Dois casos marcaram a agenda dos trabalhos em torno da questão “conjugalidade/comunicação no casal-“Eu não tenho dúvidas…” e outro sobre a sintonia pais-filhos em matéria de educação, subordinada ao tema “Hoje chegaram depois da meia noite; e amanhã?”. Além da análise destas questões, foram feitas também palestras curtas, com base em conteúdos sugeridos pelos madeirenses. No final, foram entregues certificados de participação e foi expresso o desejo de dar continuidade no futuro a estes eventos.