Gabinete de Jardim na Casa-Museu com “Dama”

Quebra Costas

Quando Jardim deixar a presidência do Governo Regional terá como novo gabinete de trabalho a residência onde passou a sua infância, na Rua do Quebra Costas, que funcionará também como Casa-Museu do homem que governa a Madeira há quase 40 anos.

Enquanto Jardim deita contas à vida e decide se vai ou não para a Assembleia da República como deputado ou segue outro rumo, as obras para o novo espaço museológico já arrancaram na antiga moradia, com a chancela da proprietária do imóvel, a Fundação Social Democrata. Os trabalhos decorrem mais nos interiores, com arranjos menores na fachada, pelo que não foi necessário solicitar à Câmara Municipal do Funchal licença para esta intervenção.

O momento atual é de tomada de decisões. Jardim aufere o vencimento de presidente do governo e prestação de reforma, acumulação que só é possível na Madeira devido à benesse do Estatuto Político Administrativo da Madeira. A possibilidade de Jardim concorrer ao parlamento nacional poderá ser uma janela para a estreia do presidente na política nacional mas simultaneamente nada compensadora a nível económico, já que não pode continuar a beneficiar da pensão de reforma.

Enquanto o presidente em funções procura definir o seu rumo e os seus incondicionais apoiantes também procuram acautelar o seu futuro, ora encetando um surpreendente diálogo com a linha vencedora de Albuquerque ora garantindo os lugares na carreira pública com despachos de última hora, as obra na futura Casa-Museu de Jardim prosseguem a bom ritmo. Apesar de ter um passivo elevado, na ordem dos 6 milhões de euros, a Fundação Social Democrata, que adquiriu o imóvel, prepara com zelo o espaço que vai acolher o vastíssimo espólio patrimonial do presidente.

Um dado não menos curioso, comentado também nas lides política, é que a “Dama”, gato de estimação da família Jardim, que hoje tem como habitat a Quinta Vigia, far-lhe-á companhia também na Casa-Museu e gabinete de trabalho. É o regressar às origens do carismático político.