O JPP veio hoje abordar a necessária recuperação do Monumento ao Cristo Rei do Garajau, um assunto que já motivou diversos alertas por parte do Funchal Notícias, com reportagens no local.
Diz o partido que a recuperação “pode estar seriamente comprometida”. A revelação, em tom de lamento, é do presidente da Junta de Freguesia do Caniço, Milton Teixeira, que esta quarta-feira esteve junto à estátua, na companhia da presidente da Câmara de Santa Cruz, Élia Ascensão, do secretário-geral do JPP, Élvio Sousa, deputados e autarcas.
Este é, conforme o FN já divulgou numa reportagem do FN publicada já no ano passado, o Monumento ao Cristo Rei mais antigo do mundo. Completa 100 anos em 2027, e isso, para o autarca do Caniço, constitui um motivo de orgulho para a freguesia do Caniço, o concelho de Santa Cruz e a Madeira.
Milton Texeira não esconde porém a sua “desilusão” com a “degradação e abandono” do imponente monumento sobranceiro à Reserva Natural do Garajau. “Está seriamente danificado”, constatou.
O acesso ao monumento encontra-se vedado a visitantes e coberto com taipais. Milton Teixeira afirma que há “sérias dúvidas” sobre a possibilidade de poder vir a ser recuperado e aponta ao “desinteresse” do Governo Regional e em particular da Secretaria Regional do Turismo, Ambiente e Cultura pelo Cristo Rei do Garajau.
O autarca referiu que o monumento e toda a zona envolvente são propriedade privada, mas revelou outros pormenores: “O próprio Governo Regional recolhe as rendas dos estabelecimentos comerciais existentes nesta zona e na praia do Garajau, depois não tem qualquer interesse institucional em resolver um problema com um ex-libris do património cultural e religioso da Região. Mas vemos esse interesse, e bem, com outras autarquias, através da celebração de contratos-programa para a requalificação do património, enquanto aqui no Caniço e no concelho de Santa Cruz não existe esse interesse.”
Milton Teixeira refere que o Monumento faz 100 anos em 2027. “Não quero acreditar que vamos celebrar os 100 anos de existência com o monumento envolto em taipais e em avançado estado de degradação, seria uma desconsideração profunda e uma mensagem de desprezo para com o património cultural e religioso”, sublinhou.
O presidente da Junta de Freguesia do Caniço terminou com um apelo: “Temos o monumento ao Cristo Rei mais antigo do mundo, está aqui na freguesia do Caniço, e aquilo que peço é que nos sentemos todos à mesa, sejamos capazes de conversar e tomar decisões porque o Cristo Rei merece o respeito institucional de todos nós.”
A estátua do Cristo Rei do Garajau é uma obra da autoria do escultor francês Georges Serraz. Foi erigida em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, no concelho de Santa Cruz. O monumento foi financiado e mandado construir por Aires de Ornelas, filho do último morgado do Caniço. A sua inauguração ocorreu no dia 30 de Outubro de 1927.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





