Família Zino recupera telhado e segura fachada de casa na Rua da Carreira

Rui Marote
Neste sábado, um grande aparato na Rua da Carreira encerrou o trânsito entre a Rua das Aranhas e Rua Conde Canavial. Tratou-se do descarregamento de andaimes e  estruturas de ferro, com o apoio de uma grua para o interior do edifício onde funcionou a famosa Casa de Tapeçarias da Madeira, fundada no Funchal pelo artista alemão Herbert Kiekeben (muitas vezes referido como Kiekebren). O telhado abateu, ficando a céu aberto e colocando em perigo as paredes exteriores do edifício. A obra de manutenção está a cargo da empresa Teixeira Duarte.
A 13 de Julho de 2017 o FN noticiava que a  a família Zino tinha desistido de construir o anunciado Hotel Villa Giorgi, aprovado na Câmara Municipal do Funchal, por falta de capital. A decisão deveu-se aos anos de  crise que fustigaram a Madeira e os empresários, o que levou à natural retracção da banca. Mais de sete mil metros quadrados do imóvel foram colocados à venda em Lisboa.
Nove anos passados, tudo ficou em “águas de bacalhau” e os negócios não se concretizaram.
As pessoas que circulavam naquela área exclamavam “finalmente as obras vão avançar”.
Mas tudo continua na mesma, trata-se dimplesmente da manutenção de uma área degradada sobre a qual a edilidade funchalense chamou atenção a família proprietária.
Já agora a olho nu ressalta também a precariedade do prédio vizinho do antigo bar “Rio de Janeiro”: nesse sim o perigo está mesmo iminente, com varandins e janelas

Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.