O deputado único do Juntos pelo Povo (JPP), na Assembleia da República, Filipe Sousa, apresentou esta quarta-feira na Assembleia da República um Projecto de Resolução propondo um conjunto abrangente de medidas para responder, de forma imediata, justa e eficaz, ao agravamento do custo de vida em Portugal, e que devem ser estendidas, naturalmente, às Regiões Autónomas.
“Perante o aumento significativo dos preços da habitação, energia, combustíveis e bens alimentares, o JPP alerta para a crescente dificuldade das famílias portuguesas em fazer face às despesas essenciais, bem como para a pressão crescente sobre as pequenas e médias empresas, fundamentais para o emprego e para a economia nacional”, refere o parlamentar.
O Projecto de Resolução agora apresentado defende uma resposta pública mais robusta e proporcional à dimensão do actual choque inflacionista, reforçando e ampliando as medidas já anunciadas pelo Governo, consideradas insuficientes para proteger eficazmente famílias e tecido produtivo.
Entre as principais propostas do JPP destacam-se:
- Redução imediata do custo dos bens essenciais, através da aplicação de IVA zero a um cabaz alimentar e criação de apoios extraordinários às famílias mais vulneráveis;
- Mitigação dos custos energéticos e dos combustíveis, com redução do IVA na eletricidade e gás, criação de mecanismos automáticos de redução do ISP e reforço da tarifa social de energia;
- Protecção das famílias com crédito à habitação, incluindo medidas de renegociação, bonificação de juros e facilitação da transferência de crédito;
- Reforço do rendimento disponível das famílias, com alívio fiscal e atualização de prestações sociais;
- Apoio às PME e protecção do emprego, com linhas de financiamento, redução de encargos e incentivos à manutenção de postos de trabalho;
- Promoção da autonomia energética, através do incentivo ao autoconsumo, eficiência energética e energias renováveis;
- Reforço da fiscalização e transparência, garantindo que os apoios públicos se traduzem em benefícios reais para os consumidores;
- Disciplina na despesa pública, assegurando a sustentabilidade das medidas propostas.
Para o deputado do JPP, a actual conjuntura exige uma acção política determinada e com sentido de urgência, defendendo que “governar, neste contexto, é proteger as famílias, os trabalhadores e o tecido produtivo nacional”.
Com este Projecto de Resolução, o JPP diz pretender assegurar uma resposta integrada que não só mitigue os efeitos imediatos da crise, mas também contribua para reduzir vulnerabilidades estruturais da economia portuguesa, nomeadamente no domínio energético.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






