Jake Baskar foi o vencedor do torneio de squash promovido pelo Galomar

A estreia do Madeira PSA Satellite 2026 trouxe de volta à Madeira o squash profissional, com a presença de algumas promessas do squash europeu e ainda dois dos melhores jogadores portugueses da atualidade, Diego Pita (Associação Desportiva Galomar) e Bruno Gomes (Lisboa Racket Center).

Depois de no passado mês de dezembro os courts do Galo Active Health Club terem recebido a melhor edição de sempre do Torneio Internacional da Madeira, evento inserido no PSA Challenge Tour, desta feita foi a vez de acolher um evento satélite do circuito profissional de squash, desenhado para os jovens profissionais poderem ganhar pontos e subirem no cada vez mais competitivo ranking do squash profissional.

No final de dois dias de squash de grande nível foi o inglês Jake Baskar que acabou prevalecendo, derrotando na final o galês Evan Clarke por 3-0 (12-10, 11-9 e 11-9).

Foi um fim-de-semana intenso com dezenas de jogos de squash, divididos em três competições distintas organizadas em simultâneo pela Associação Desportiva Galomar e que criaram um ambiente incrível no Galo Active Health Club.

Trata-se da estreia do Madeira PSA Satellite 2026, o mais recente torneio de squash profissional organizado na Região.

Foram diversos os jogos disputados no torneio profissional, que distribuiu um prize-money de mil dólares, mas os destaques foram os duelos dos quartos-de-final entre Jake Baskar/Oliver Jones e Bruno Gomes/Diego Pita.

No duelo totalmente britânico, o melhor ranking de Oliver Jones (2.º cabeça-de-série) de pouco valeu diante de um Jake Baskar imperial e que controlou grande parte dos acontecimentos, obrigando o seu compatriota a trabalhar muito por cada ponto. A “raça” e capacidade física do pupilo do antigo campeão do mundo Nick Matthew, não foram suficientes diante do squash mais cerebral de Baskar que acabou triunfando ao fim de 57 minutos (11-3, 10-12, 11-9 e 11-7).

O jogo que mais expetativa gerou em toda a competição, o duelo luso entre Bruno Gomes e Diego Pita, acabou com a vitória do mais jovem dos dois portugueses, no caso o jogador da casa Diego Pita. Numa partida muito intensa em termos físicos, o squash mais consistente do jogador madeirense foi determinante no desfecho final, pois Bruno Gomes apresentou sempre um espírito incrível, lutando por todos os pontos e recusando-se a ceder, obrigando Diego Pita a pontos longos e a concentração absoluta. No final, o parcial de 3-1 (11-1, 7-11, 11-8 e 11-6) favorável ao jogador da AD Galomar ajusta-se ao que aconteceu no court.

Nas partidas das meias-finais, Jake Baskar teve que suar muito para conseguir livrar-se da oposição de Diego Pita, com todos os jogos a serem disputados até ao limite. Os parciais de 8-11, 13-11, 11-7 e 12-10 são bem reveladores do equilíbrio entre os jogadores. No entanto, Baskar jogou melhor os pontos decisivos e acabou vencendo com justiça. Na outra meia-final, o encontro entre Evan Clarke e Ricardo Sardinha, foi de sentido único tal a superioridade evidenciada pelo jovem jogador do país de Gales, que selou a vitória por 3-0 (11-2, 11-1 e 11-7) em menos de 30 minutos. Algo perfeitamente normal atendendo à realidade desportiva de ambos os atletas e que não retira nenhum mérito ao grande torneio realizado pelo campeão regional.

Na grande final, a dúvida relativamente à importância que o fator físico poderia desempenhar no resultado final, atendendo ao percurso mais penoso que Jake Baskar enfrentou na competição, cedo ficou desfeita. O jovem inglês mostrou-se sempre muito “fresco” e totalmente disponível para lutar por todos os pontos, como acabou provando dentro do court. Apesar do bom jogo realizado por Evan Clarke, a verdade é que Baskar mostrou sempre ter algo mais no seu jogo e revelou nervos de aço nos pontos decisivos, onde conseguiu sempre apresentar o seu melhor squash. O triunfo por 3-0 (12-10, 11-9 e 11-9) é algo penalizador para Evan Clarke, mas sublinha a capacidade de Baskar emergir nos momentos cruciais.

Simultaneamente com a competição profissional disputaram-se duas competições distintas, a 4.ª Etapa do Circuito Regional de Squash e um torneio de principiantes para masculinos e femininos. No total foram quase 50 atletas em ação e dezenas de jogos disputados ao longo de três dias de competição, que se iniciaram na sexta-feira à tarde e terminaram hoje, com a realização das finais.

Na final do torneio a contar para o circuito regional, Bruno Silva (AD Galomar) levou a melhor sobre João Pires (AD Galomar) por 3-1 e “vingou” a derrota sofrida na última vez que ambos se encontraram numa final. Os parciais de 11-7, 12-10, 5-11 e 11-7 mostram bem o equilíbrio registado ao longo da partida, que teve no segundo jogo a chave do sucesso.

Nas competições de principiantes os vencedores foram Johannes JUDT, em masculinos, e Liliana Freitas, nos femininos.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.