SHIFT2DC: projecto reúne parceiros na Gare Marítima da Madeira

A Gare Marítima da Madeira está a acolher esta terça-feira a assembleia-geral do SHIFT2DC, um projecto financiado pelo programa Horizon Europe que reúne 33 parceiros de 10 países, incluindo universidades, empresas, centros de investigação e entidades públicas, sob a coordenação do INESC, dedicado à modernização das infraestruturas energéticas através da utilização de corrente contínua (CC). Uma tecnologia que permite aumentar a eficiência e reduzir o impacto ambiental, adianta a APRAM.

Na abertura dos trabalhos, a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, frisou que o SHIFT2DC “reúne alguns dos melhores parceiros europeus na construção de infraestruturas energéticas mais eficientes e mais sustentáveis”, sublinhando que, apesar da pequena dimensão do Porto do Funchal e da condição ultraperiférica da Região, “a Madeira tem a ambição e a determinação de quem quer fazer parte da solução”.

A responsável da APRAM, empresa tutelada pela Secretaria Regional da Economia, reforçou que o projecto representa uma oportunidade estratégica para modernizar as infraestruturas portuárias, melhorar a eficiência energética e posicionar os Portos da Madeira como referência na transição energética, com impacto directo na competitividade, sustentabilidade e qualidade do serviço.

Paula Cabaço recordou também que a Madeira oferece condições únicas para funcionar como ecossistema de teste de soluções tecnológicas sustentáveis, com aplicação no setor portuário, na logística e nos transportes, afirmando que o projecto demonstra que “inovação, sustentabilidade e excelência podem caminhar lado a lado”.

O demonstrador português do SHIFT2DC está instalado no Porto do Funchal, onde se estuda a aplicação da corrente contínua em ambiente portuário, uma área estratégica tendo em conta os desafios da electrificação das infraestruturas e da preparação para soluções como o shore power, fundamentais para reduzir emissões e cumprir as metas europeias de descarbonização.

Com um investimento total de 11 milhões de euros, o projecto desenvolve e valida soluções inovadoras para redes de média e baixa tensão, avaliando o seu desempenho, impacto ambiental e benefícios a longo prazo. Em conjunto, estas iniciativas permitirão aumentar a eficiência dos sistemas eléctricos, reduzir custos energéticos e reforçar a sustentabilidade ambiental, explica a APRAM.

“Através deste projecto estamos, em conjunto com os nossos parceiros europeus, a contribuir para a produção de conhecimento altamente especializado ao mesmo tempo que testamos no Porto do Funchal estas novas alternativas energéticas com a perspetiva de que venham a ser aplicadas na nossa realidade”, conclui a entidade.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.