Novas Bordadeiras terminam curso de Formação Profissional

Terminou na passada sexta-feira a componente formativa teórica e prática do Curso de Bordado da Madeira promovido pela COMPETIR – Formação & Serviços, em parceria com o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), entidade promotora e acolhedora desta formação.

Este primeiro curso profissional na área do Bordado da Madeira decorreu entre setembro de 2025 e janeiro de 2026 nas instalações do IVBAM.

Ao longo deste período, 15 formandas, todas em situação de desemprego, participaram num percurso formativo estruturado em 9 módulos, orientado por um total de cinco formadoras, combinando saberes teóricos e práticos essenciais à aprendizagem e valorização do ofício de bordadeira.

Durante a formação, as participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos fundamentais para a continuidade e salvaguarda do Bordado da Madeira, nomeadamente o seu processo produtivo, a leitura e interpretação da codificação associada aos desenhos estampados, correta execução dos pontos do Bordado da Madeira, bem como o contacto aprofundado com as matérias-primas, equipamentos e utensílios adequados à execução desta arte tradicional. Esta abordagem permitiu consolidar competências técnicas e reforçar a compreensão do rigor, da autenticidade e da qualidade que distinguem o Bordado da Madeira.

Com o encerramento da componente formativa em contexto de sala de aula, o curso entra agora numa nova fase, com o início do estágio em contexto profissional, que decorre entre 12 de janeiro e 13 de março, com uma carga horária de sete horas diárias, cinco dias por semana. As formandas serão integradas em diferentes entidades do setor ou em entidades que estejam relacionadas com a formação e aprendizagem do Bordado da Madeira, nomeadamente, Abreu & Araújo, Gês Bordados, Luís de Sousa – Casa do Turista, Divisão de Dinamização Rural da Direção Regional da Agricultura, Ateliê Hugo Santos e Centro Comunitário do Regional, proporcionando contacto direto com a realidade profissional e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Este projeto assume particular relevância para a transmissão do conhecimento da técnica do Bordado da Madeira, contribuindo para a valorização do ofício de bordadeira e para a preservação de uma atividade profundamente enraizada na identidade cultural da Região Autónoma da Madeira. A aposta na formação de novos agentes qualificados representa um passo decisivo na continuidade deste património, assegurando a sua projeção futura e o seu reconhecimento enquanto expressão singular da cultura madeirense.