Em novembro, mês em que os finalistas da ESJM se preparam para a missa e para o baile, o Núcleo Museológico convida-nos a recuar às primeiras décadas do século XX. Nessa altura, os estudantes do Liceu mobilizavam-se para uma outra celebração: o 1.º de Dezembro, Dia da Restauração da Independência.
A fotografia regista um momento da vida académica desta instituição, em plena transição da Monarquia para a República e sob a influência da Primeira Guerra Mundial. Os alunos posam solenemente. Entre eles destacam-se quatro alunas, testemunho dos primeiros passos da integração feminina no ensino público liceal madeirense.
As celebrações do 1.º de Dezembro eram, então, promovidas pela Academia Funchalense — associação estudantil do Liceu — e integravam um programa diversificado, composto por saraus literários, récitas, bailes e atuações da tuna académica. O que se mantinha inalterável, ano após ano, era a alvorada e a celebração do tradicional Te Deum na Igreja do Colégio, no dia 1 de dezembro. Os estudantes desfilavam em cortejo pelas ruas do Funchal, transportando o estandarte do Liceu, acompanhados por uma banda filarmónica. No seu percurso, apresentavam cumprimentos aos professores nas respetivas residências, bem como às autoridades civis, entoando o Hino da Restauração e o Hino Académico.
Na fotografia identifica-se António Luís Franco, que viria a ingressar na Universidade de Coimbra e regressaria mais tarde ao Funchal, assumindo as funções de professor e reitor do Liceu.
Denominação: Alunos do Liceu Nacional do Funchal
Datação: Entre 1912 e 1918
Fotografia: Reprodução por Lília Castanha
Pesquisa e texto: Lília Castanha
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






