Mostra “Olhares de Origem” no CCIF apresenta comunidade migrante

Uma mostra intitulada “Olhares de Origem”, inaugurada na Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, organizada pelo Pelouro da Diáspora e das Migrações, sob a tutela da vereadora Ana Bracamonte, torna-se itinerante e percorrerá vários espaços do Funchal, refere a CMF.

Deste modo, “Olhares de Origem” está, agora patente no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, desde o dia 8 e até 24 de Setembro.

O trabalho fotográfico foi criado pelo fotógrafo Juan Gomes, luso-venezuelano, que é também migrante. O seu olhar é não só artístico, mas também vivido, tornando cada retrato uma ponte entre culturas, afirma a edilidade.

“A exposição apresenta retratos e narrativas que destacam as experiências, os desafios e as contribuições da comunidade migrante para o Município. Cada imagem funciona como um fragmento visual da história pessoal de quem migrou, refletindo as suas raízes culturais e identidades, criando oportunidades de visibilidade e voz à comunidade migrante, promovendo o respeito, a integração e o diálogo intercultural na nossa sociedade”.

Na inauguração desta exposição, Ana Bracamonte destacou que este projecto  permitiu “reconhecer que a nossa terra é, atualmente, também um destino de chegada, de acolhimento e de diversidade” e “o futuro da cidade do Funchal escreve-se também com estas vidas, com estes rostos, com estes olhares.”

Na exposição estão representados vários países como o Egipto, Nepal, São Tomé e Príncipe, Angola, China, Itália, Tunísia, Paquistão, Bangladesh, Alemanha, Ucrânia, Roménia, Brasil e a Venezuela.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.