O Irão lançou ataques com mísseis na segunda-feira contra bases militares americanas no Qatar [vídeo]

O Irão lançou ataques com mísseis na segunda-feira contra bases militares americanas no Qatar e no Iraque, retaliando o bombardeamento americano das suas instalações nucleares e aumentando as tensões na região volátil.

 

O Qatar condenou o ataque à Base Aérea de Al Udeid, mas disse que intercetou com sucesso os mísseis e que não foram registadas vítimas. O Qatar declarou que o seu espaço aéreo é agora seguro.

 

O Irão afirmou que o ataque no Qatar coincidiu com o número de bombas lançadas pelos Estados Unidos nas suas instalações nucleares este fim de semana, o que indica o seu provável desejo de desanuviar a situação.

 

O Irão afirmou ainda que o ataque visava a base porque esta se encontrava fora das zonas povoadas.

 

O Irão anunciou o ataque na televisão estatal ao som de música marcial. Uma legenda no ecrã chamou-lhe “uma resposta poderosa e bem sucedida” à “agressão dos Estados Unidos”.

 

A base de Ain al-Assad, que alberga tropas norte-americanas no oeste do Iraque, também foi alvo do ataque, disse à The Associated Press, sob condição de anonimato, um oficial de segurança iraquiano que não estava autorizado a comentar publicamente.

 

AF!


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.