Com apresentações marcadas para os dias 22 e 23 de novembro, no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, a Companhia Dançando com a Diferença estreia “QUAL É O CÓDIGO?”, um convite de Sofia Neuparth com música original de Bruno Azevedo em cocriação com os intérpretes da companhia.
No dia 22 (sexta-feira) o espetáculo acontece às 21h e no sábado, dia 23, às 18h.
A obra da artista, conhecida pela sua abordagem única ao movimento, é uma exploração profunda das dinâmicas entre caos e criação. Com uma narrativa abstrata e emocional, “QUAL É O CÓDIGO?” envolve o público numa experiência sensorial que transcende a dança, procurando levar os espectadores a refletir sobre o mundo à sua volta através de gestos e expressões que ecoam sentimentos de transformação e resistência.
“QUAL É O CÓDIGO?” atravessa Universos, time-lines, formas de ser e sentir o mundo que vamos co-criando. O CAOS enquanto fonte de criação, enquanto co-existência de aconteceres, enquanto desassossego que deseja não apressar respostas quie “nos salvem”… o MOVIMENTO adentra cada pergunta, cada gesto, potenciando o sentir amplo e diversificado do que vamos sendo, entretecendo-se com momentos de ternura, de silêncio, de revolução. “QUAL É O CÓDIGO?” é uma co-criação de cada umaum de nós, insistentemente sacudindo sentidos e significações e limitações. Desconfiamos que “O CÓDIGO” é ter a coragem de existir-COM!”, sintetiza a criadora Sofia Neuparth na sinopse do espetáculo.
Processo Criativo e Colaboração com a Cia. Dançando com a Diferença
O processo de criação de “QUAL É O CÓDIGO?” envolveu uma colaboração profunda entre Sofia Neuparth e os intérpretes da Cia. Dançando com a Diferença, através da exploração de diferentes técnicas que foram desde simples jogos às artes plásticas, desde a dança à expressão dramática. O resultado é uma obra que reflete a celebração da diversidade de corpos e experiências. A extreita relação colaborativa também deu-se entre a equipa de co-criadores que acompanharam Neuparthneste processo e que também a acompanham nos seus trabalhos no C.E.M – Centro em Movimento, em Lisboa.
Ao longo dos ensaios, Sofia Neuparth trabalhou em estreita proximidade com os intérpretes da Cia. Dançando com a Diferença, encorajando uma abordagem coletiva à criação, onde cada gesto e movimento emergiu das particularidades de cada intérprete.Também estarão em cena intérpretes do núcleo de Viseu da companhia, que é o projeto residente no Teatro Viriato, desde 2017.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





