Proteção Civil implementa pela primeira vez formação de Salvamento e Desencarceramento em Veículos de Competição

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM promoveu, pela primeira vez na Região Autónoma da Madeira, formação de “Salvamento e Desencarceramento em Veículos de Competição”, destinada a Elementos do Corpo de Bombeiros Municipais de Machico, do Corpo de Bombeiros Voluntários Madeirenses e da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz.

Estas formações decorreram entre os dias 24 e 25 de junho e os dias 22 e 24 de julho, para 19 formandos, com o objetivo de habilitar com competências técnico-operacionais específicas para atuar em situações de salvamento e desencarceramento rodoviário envolvendo veículos de competição, dotando-os através de módulos formativos, teóricos e práticos com competências que permitam: conhecer os conceitos de acidente, salvamento e desencarceramento em veículos de competição, identificar e utilizar diferentes tipos de equipamentos de desencarceramento, reconhecer as funções e tarefas de uma equipa de salvamento e desencarceramento, aplicar os princípios de estabilização e controlo dos riscos em acidentes e  executar procedimentos de cuidados pré-hospitalares e extração segura das vítimas.

É pretensão deste Serviço Regional dar continuidade à formação junto dos Corpos de Bombeiros da RAM, com vista à otimização da capacidade de resposta, operacionalização e de intervenção de situações vocacionadas para o socorro em provas de competição de automobilismo.

A formação foi implementada pela Divisão de Formação do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, e contou com o cofinanciamento do Fundo Social Europeu através do Programa MADEIRA 20-30.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.