Governo Regional informa que agricultores já receberam pagamentos

Tal como já tinha sido informado pela secretária regional de Agricultura e Ambiente, Rafaela Fernandes, o IFAP (Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas) transferiu hoje os pagamentos referentes ao “Pedido Único”, refere uma informação governamental.

São 6,346 milhões euros, incluindo a componente regional, distribuídos por 11.416 agricultores para complementar os seus rendimentos, diz o Governo Regional.

As transferências que eram esperadas em Novembro passado ficaram prejudicadas devido a constrangimentos da plataforma informática que é única para todo o país.

Assim, houve a necessidade de aumentar os prazos de candidaturas prejudicando o normal calendário de pagamentos que se encontra centralizado no IFAP.

O pagamento do Pedido Único resulta de candidaturas a várias medidas, nomeadamente:  Apoio a zonas com condicionantes naturais ou especificas; manutenção de muros de pedra de croché em Porto Santo e manutenção dos bardos em urze.

Foram, igualmente, transferidos os saldos de pagamento das Intervenções Pagamentos Natura 2000 e Diretiva-Quadro da Água; Manutenção de muros de suporte de terras; apoio ao Modo de Produção Biológico; Preservação de pomares de frutos frescos e vinhas tradicionais e Controlo de espécies invasoras, referentes ao Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC R.A. Madeira).

O director regional de Agricultura e Desenvolvimento Regional, Marco Caldeira, e as equipas técnicas prosseguem uma política de proximidade aos agricultores com vista a efectivar todos os apoios necessários à sua atividade agrícola, asseguram as entidades oficiais,

Para este responsável, “estas ajudas são importantes para a manutenção da paisagem e fomento da agricultura visto ser realizada em condições mais difíceis devido às características da Região. Por outro lado, também reflecte o trabalho que o Governo Regional tem desenvolvido junto da União Europeia para a manutenção deste tipo de ajudas”.