“Open” de Natação CEOL-Liceu com vários recordes e com uma participação especial da seleção nacional pré-júnior

Terminou, no passado fim de semana, o “Open Natação do Liceu – Madeira”, dinamizado pelo CEOL, evento que tem vindo a crescer de ano para ano, sendo atualmente uma das principais provas de natação realizadas na Madeira.

O destaque vai para Miguel Oliveira, nadador do Vitória SC, em representação de Portugal, que bateu o Recorde Nacional de juvenis B nos 50m Costas, com 27.97 segundos.

É de salientar o Recorde Nacional de juvenis B, na estafeta de 4×50 livres (1.44,04) da equipa de Portugal, constituída pelos nadadores, Xavier Madeira, Diogo Reis, Miguel Oliveira, João Nunes,

Referência para o Recorde Nacional de juvenis B, na estafeta de 4 x 50m Estilos (1.50,88) pela Seleção de Portugal: Miguel Oliveira, Diogo Reis, Tomás Ferreira, Henrique Joaquim.

Durante a competição, para além dos 3 Recordes Nacionais de Natação Pura, foram ainda registados 7 recordes Nacionais de Natação Adaptada, recordes Regionais da Madeira e 9 recordes do OPEN.

Recordes Nacionais de Natação Adaptada: 400m livres – Luís Nascimento (S5 – FCP); 50L, 400L, 50 M, 100M – Joaquim Carvalho (S17 – CNF); 100m Costas – Ricardo Moreira (S5 – FCP) e nos 50m Bruços – André Jorge (S14 – CEOL).

Recordes do OPEN do LICEU: 50C Mas. – Miguel Reis Oliveira (FCP); 200M Masc. – Luís Galvão Gouveia (CDN); 200L e 400 L Fem. – Diana Margarida Durães (SLB); 50B Fem. – Ana Rita Almeida (CDCA); 100B e 200B Fem. – Maria Freitas Castro (FCP) e nos 50M e 100M Fem. – Carolina Ratola Taveira (POR).

No que respeita aos Recordes Regionais, o destaque vai para a nadadora do Juventude Atlântico Clube, Vera Gonçalves, que bateu todos os recordes da categoria de JUV A, nas provas em que participou – 50L, 100L, 50C, 100C e 200C, sendo 50C, recorde ABSOLUTO da Madeira. Laura Rodrigues, do mesmo clube, também bateu o recorde regional de 200m B.

A VII Edição do Open contou com a participação de 248 nadadores, em representação de 14 clubes, entre os quais a Seleção de Portugal pré-junior, o FC Porto, a EFANOR, CD Campinho, e as habituais equipas regionais. A prova realizou-se no último fim de semana, de 17 a 18 de fevereiro, no CPO do Funchal.

O evento é organizado pelo Clube Escola O Liceu, no âmbito do seu 18º Aniversário, e pela Associação de Natação da Madeira. A madrinha do evento foi a nadadora olímpica do SL Benfica, Diana Durães, que representou Portugal em vários campeonatos da Europa, mundiais e nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O CEOL agradece a todos os atletas participantes, patrocinadores e entidades oficiais.

É ainda de recordar que, no âmbito das comemorações do seu 18º Aniversário, o Clube Escola O Liceu, como já é habitual, organiza vários eventos no mês de fevereiro, para celebrar a data. Assim, no dia 7 de fevereiro, realizaram uma palestra, destinada aos alunos da escola,  “Na descoberta da adolescência:  Autonomia como Ferramenta de Crescimento””. No mesmo dia, foram distinguidos alguns atletas do Liceu, com a entrega de Diplomas de Mérito Escolar e Prémio de Lealdade, aos atletas do Liceu, de todas as modalidades. Na hora do treino, foi realizado um Torneio Interno de futebol e de natação.

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, foi ainda realizada a VII Edição do Open Natação do Liceu e, para finalizar, no próximo sábado, dia 24 de fevereiro, será a vez do CEOL organizar a “Trapalhança do Liceu”, com o apoio técnico da AFM, destinada aos jogadores mais jovens (Traquinas).

 

 

 

 

Os resultados poderão ser consultados através do link:

https://www.anatacaodamadeira.pt/resultados/2324/open-nat-liceu-17fev/index.html