Albuquerque elogia recuperação dos tectos mudéjares da Sé

fotos Facebook GR
Realizou-se hoje na Sé do Funchal a entrega de uma medalha de bronze por causa da recuperação dos tectos mudéjares da catedral madeirense, no âmbito dos Prémio Europeus do Património Cultura/Prémios Europa Nostra 2023.
Várias entidades, entre as quais o bispo do Funchal, compareceram na ocasião. O presidente do Governo Regional também lá esteve e aproveitou para sublinhar e elogiar o trabalho “exaustivo, completo e multidisciplinar, que foi realizado no restauro da Catedral, sobretudo nos seus tectos mudéjares”.
Para Albuquerque, o trabalho foi exemplar e por isso mesmo mereceu distinção por parte da União Europeia.
O líder do executivo madeirense assegurou que “esta política de restauro e de reabilitação do nosso património edificado vai continuar”.
Recordou, a propósito, a recuperação do Convento de Santa Clara e, nos próximos anos, as recuperações da Quinta do Monte, da Capela de São Paulo e do Recolhimento do Bom Jesus.
Porém, ainda hoje a Iniciativa Liberal veio lamentar a destruição do remanescente das muralhas do Funchal na Rua Major Reis Gomes. E também recentemente foi anunciada a destruição da Quinta das Lagartixas, antiga FAOJ (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis) na Rua 31 de Janeiro, que mereceu o lamento e a contestação de historiadores madeirenses. Tudo para dar lugar a um bloco de apartamentos.