
A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente divulgou que, este ano, o primeiro hastear de Bandeira Azul numa praia da Região, ocorrerá na Calheta.
A SRAA informa que se realizou no início da semana a reunião da Comissão Técnica de Acompanhamento da Estratégia MaRAm- Poluição Zero, na qual participaram as principais entidades que têm por objectivo analisar a época balnear que se inicia no próximo dia 1 de Junho.
No encontro foram debatias questões relativas à qualidade ambiental e à saúde pública, entre outras, essenciais ao bom funcionamento da época balnear.
A comissão é coordenada pela Direcção Regional de Ambiente e Acção Climática e integra diversas entidades, tais como a Capitania do Porto do Funchal, que esteve representada através do capitão-tenente Paulo Silva Machado, a GNR, representada através do capitão Hugo Faria, a sub-directora regional do Mar, Mafalda Freitas, a ARM, que esteve representada por Madalena Fugaréu, o IFCN, por Isabel Freitas, a Direcção Regional de Saúde, por Marco Magalhães, a Direcção Regional de Pescas por Maria João Aveiro; o Clube Naval do Seixal, por Alexandre Jardim Andrade, o Clube Naval do Funchal, por António Cunha , e ainda Rafaela Ornelas, da Levada Nova do Curral e Castelejo.
Ao nível dos municípios, estiveram presentes por parte da Calheta, Ana Paula Caldeira, de Câmara de Lobos, Bruno Nascimento, de Machico, Cláudio Nóbrega, do Porto Santo, Rubina Brito, de Santana Helena Pereira e Duarte Ornelas e do município do Funchal, Ricardo Araújo.
Ao nível da Direcção Regional de Ambiente e Acção Climática, destaque para a presença do presidente da Comissão Técnica de Acompanhamento da Estratégia MaRAm, Ara Oliveira e dos técnicos da Direcção Regional, Teresa Brazão, Pedro Sepúlveda, Sofia Silva, Nicola Pestana e Cláudia Sá.
No fim da reunião, Ara Oliveira destacou quer a preocupação, quer o compromisso, manifestado por todos os intervenientes em contribuir para assegurar a qualidade das águas do mar.
Na oportunidade referiu-se a algumas ameaças e fenómenos mais recentes, decorrentes de alterações climáticas, entre elas as microalgas e o sargaço, afirmando que os mesmos estão a ser acompanhados e que estão a ser tomadas as medidas necessárias à sua prevenção e minimização, recordando a recente criação duma comissão criada especificamente para abordar essa temática.
Aproveitou ainda a ocasião, na presença de entidades gestoras das redes de águas residuais, para sensibilizar para a importância de manter como prioritários os investimentos no saneamento básico, de modo a não deixar perder a qualidade das águas balneares que foi possível conquistar.
“O saneamento básico nunca será um dossier fechado, é um tema que exige investimento e atuação permanente, pelas questões da qualidade da fruição das águas balneares, da salvaguarda da saúde pública, e porque é, e muito bem, uma exigência crescente por parte da população”, disse o director regional de Ambiente e Acção Climática.
Este ano,. a Região terá 60 águas balneares, destacando-se o regresso da Bandeira Azul à Praia da Calheta, no Porto Santo.
Destaque igualmente este ano para a cerimónia nacional de arranque oficial do programa Bandeira Azul, conhecido como o “Primeiro hastear de Bandeira Azul” que terá lugar no Porto de Recreio da Calheta, a 31 de Maio e na Praia da Fontinha, Porto Santo, a 1 de Junho.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




