Sofia Henriques lança o livro A Ilha dos Girassóis inspirada no filho Martim

Fotos DR.

Sofia Henriques lança o seu novo livro, A Ilha dos Girassóis, a 8 de novembro, pelas 17h45, no Museu da Casa da Luz. Mais um trabalho criativo de Sofia Henriques, que nos convida a fazer uma viagem pelos valores ancestrais que devem reger a humanidade. Contadora de histórias em diversas escolas da Madeira e formadora de docentes, a autora dá agora à estampa mais um título para despertar os sonhos dos miúdos e graúdos, com uma narrativa inspirada no seu perfil de Mãe e no filho Martim, de 8 anos de idade.

Funchal Notícias:  Qual a temática central deste livro? Quem o inspirou? 
Sofia Henriques: “A Ilha dos Girassóis” é uma história que nos oferece uma viagem pelo mundo dos valores, dos quais destacamos: a empatia, a humildade, o altruísmo e a assertividade. Este livro também conta com uma forte mensagem de autoconfiança, demonstrando que todos somos importantes e podemos fazer a diferença. A inspiração surgiu a partir de uma mensagem que recebi da parte de uma querida amiga, Isabel Medeiros, que explicava qual o significado do Girassol. Fiquei maravilhada ao perceber que o girassol é a flor da felicidade e emana tanta energia positiva! Em simultâneo fui inspirada pelo meu querido Martim, ao qual é dedicado este livro e do qual faz parte.
FN:  Em que difere este título dos anteriores? 
 

SH: Na minha perspetiva é uma obra cuja magia também está no facto de acontecer na Pérola do Atlântico, na nossa Ilha da Madeira, tendo como personagem principal um menino chamado Martim de 8 anos. Esta personagem existe na realidade é o meu filho, é uma forma de concretizar o seu desejo de ser a personagem de um livro.

Acho que será muito interessante os leitores terem a oportunidade de conhecerem as personagens no Mundo real, especialmente as crianças penso que irão gostar muito. Normalmente estão habituados a personagens fictícias, penso que esta novidade será bem aceite pelo público infantil.

FN: Que público pretende atingir? 
 

SH: Esta questão é sempre um bocadinho difícil de responder. Pela minha experiência enquanto escritora e contadora de histórias, os livros adaptam-se a todas as idades, tudo depende da forma como apresentamos a obra. No entanto, poderia dizer que é um livro para crianças com mais de 4 anos de idade até à terceira idade.

 
FN: A Sofia Henrique é já muito conhecida de alunos e professores. Mas, na verdade, que lado da Sofia projeta neste livro? 
 
SH: Neste livro projeto a Sofia mãe que dedica este livro ao seu filho Martim de 8 anos que realiza um dos sonhos do seu filho. O Martim desejou ser a personagem de um livro, a partir deste desejo escrevi um livro no qual o Martim é a personagem principal. Também projeto neste livro a Sofia menina que adora o mundo infantil, o mundo das histórias e claro a Sofia emotiva que escreve com o coração cheio de amor. Por isso este livro foi escrito com muito amor e acredito que os leitores irão sentir esse amor na mensagem que transmite.
FN: Explique-nos a sua dinâmica de divulgação, lançamento e promoção do título?
SH: A divulgação do lançamento será feita através dos meios de comunicação social, jornais, programas radiofónicos e televisão. Após o lançamento a melhor divulgação do livro será através da ida às Escolas. Normalmente surgem diversos convites para encontros com o escritor, semana cultural, semana literária, dia das bibliotecas escolares, feiras do livro, festa do livro… Estas idas às escolas são a melhor forma de divulgar o livro. O lançamento acontecerá no dia 8 de novembro às 17h45m no Museu da Casa da Luz. A título de curiosidade será neste dia e neste local porque faz seis anos que realizei o lançamento do meu primeiro livro infantil A Cestinha Cintilante. A Editora é o Liberal. 
As maravilhosas ilustrações foram realizadas pela fantástica Sofia Faria. Ilustrações mágicas cheias de pormenores maravilhosos.