Funchal é porto poluidor, diz estudo da “Zero”; APRAM diz que a qualidade do ar é boa

Uma duvidosa honra foi atribuída ao Funchal num estudo da associação ambientalista “Zero”: Portugal voltou a ser o sexto país europeu com os níveis mais elevados de óxido de enxofre emitidos por navios de cruzeiro. Lisboa ficou em 5º lugar e o Funchal em 10º no ranking de poluidores europeus por navios de cruzeiro, noticiava hoje o jornal “Público”. Mas a APRAM diz que “as avaliações à qualidade do ar no Funchal apontam para bons níveis” e que o estudo divulgado hoje pela associação ambientalista “Zero” teve como base as escalas de 2022, tendo sido contabilizada a média de permanência em cais, com os geradores em funcionamento e por conseguinte, emitindo óxido de enxofre associado a esses navios atracados, não obstante estarem a cumprir com a legislação em vigor, relativamente ao teor máximo de enxofre no combustível dos navios.

“Efectivamente, e sem prejuízo de um excelente balanço relativamente ao número de escalas – em 2022, registaram-se 302 escalas só no Porto do Funchal, mais 03 que as registadas em 2019, o ano pré-pandemia – a qualidade do ar do Funchal não tem sido afectada como têm demonstrado as avaliações, inclusive relativamente ao teor de enxofre”, assegura a APRAM.

A APRAM diz que tem trabalhado no sentido de perceber o impacto dos navios de cruzeiro na qualidade do ar da cidade do Funchal, através de medições in situ, tendo já realizado uma campanha de medição durante a época alta de navios de cruzeiros, em conjunto com a Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, cujos resultados preliminares apontam para uma boa qualidade do ar no local, durante o período de medição.

De acordo com a classificação da Agência Europeia do Ambiente, divulgada através do Observador Europeu da Qualidade do Ar Urbano, tendo em consideração os dados recolhidos entre 2021 e 2022, o Funchal é a 4ª cidade europeia com melhor qualidade do ar (https://www.eea.europa.eu/themes/air/urban-air-quality/european-city-air-quality-viewer), assegura a APRAM em comunicado.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.