Decorreu, no Centro de Simulação Clínica da Madeira, nos dias 2 e 3 de Junho, o Curso “Anestesia Regional Ecoguiada” com formadores certificados pelo CAR(Clube de Anestesia Regional).
Este curso, organizado pelo Centro de Formação do Serviço Regional de Saúde, com a coordenação local da médica Filipa Rodrigues, resulta do alinhamento do Plano Formativo do SESARAM para o ano 2023, refere uma nota à comunicação social.
O curso assenta na formação em técnicas na área da anestesia regional ecoguiada, conta com a presença de quatro formadores externos do CAR e com a colaboração de alunos do Curso de Medicina e de Enfermagem como modelos humanos.
A formação foi dividida em duas fases, numa primeira ocorre a aquisição de conhecimentos teóricos, através de material de estudo previamente fornecido pela plataforma e-learning do CAR e numa segunda fase, a componente prática, ao longo de dois dias, onde é transmitido o conhecimento da componente de anatomia, de sonoanatomia e a aplicação de diversas técnicas de bloqueio.
O Serviço de Anestesiologia do SESARAM conta já com vários elementos que dominam estas técnicas, mas com esta formação pretende que haja, um maior número de anestesiologistas com competência para a progressão na área da anestesia regional ecoguiada, com uma indubitável melhoria dos cuidados anestésicos prestados à população da RAM, no intraoperatório e no controlo da dor pós-operatória.