O JPP considera que o Governo Regional tem de levar a sério e exterminar a praga de ratos de constitui, nas palavras de Rafael Nunes, “um problema de saúde pública” que causa ” a perda de milhares de culturas”. O deputado frisou a a urgência de implementar na Região um “Plano Estratégico Articulado entre as diferentes entidades regionais, com vista ao combate à praga de ratos”.
O vice-presidente do grupo parlamentar do JPP referiu que “o combate aos ratos não pode ser apenas uma estratégia eleitoral do Governo, para entregar veneno no período eleitoral” e reforça: “Não podemos continuar a efectuar um combate em Santa Cruz, quando esse exemplo não é seguido no Funchal, o que faz com que exista um repovoamento das áreas intervencionadas”.
“Para além dos problemas na agricultura e de saúde pública, levantam-se problemas de eficiência deste Governo: se considerarmos o território regional gastam-se milhões de euros de dinheiros públicos, sem qualquer efeito prático”, lamentou.
A praga de ratos está “actualmente, a atingir níveis anormais e alarmantes exigindo a tomada de medidas rápidas por parte das entidades governativas, em articulação com os Municípios e as Freguesias”, considerou.
O partido recorda que têm sido as propostas do JPP para a criação de uma Estratégia Regional de Combate à Praga de Ratos, em sede de orçamento regional ou em diplomas próprios, reiteradamente chumbados pela maioria parlamentar PSD, agora com apoio do CDS.