“Confiança” enaltece arquitectos madeirenses presentes na 18ª Bienal de Veneza

A equipa da coligação “Confiança” na Câmara Municipal do Funchal apresentará na reunião de câmara desta semana um voto de louvor e congratulação aos arquitectos Ana Pedro Ferreira e Pedro Maria Ribeiro, do atelier madeirense “Ponto Atelier”, pela apresentação, na representação portuguesa na 18ª Bienal de Arquitectura de Veneza 2023, do projecto ‘Memória Líquida’. Trata-se de um ensaio que assenta sobre o estudo específico do corpo da Ribeira de Santa Luzia no Funchal.

“As peças apresentadas pelos “pontoatelier” na Bienal de Arquitectura de Veneza 2023, que é a maior mostra de arquitectura do mundo, vem revelar um espírito critico e inovador sobre a forma como a cidade do Funchal poderá reinterpretar e reinventar o desenho dos perfis e limites das ribeiras da cidade. Mediante de uma análise minuciosa do passado e do presente foi-lhes possível desenvolver propostas para o futuro, lançando assim um debate livre sobre o potencial das ribeiras no desenvolvimento sustentável da cidade”, diz o vereador Amílcar Nunes.

Os vereadores da “Confiança” vêm desta forma manifestar publicamente a importância pelo reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos no campo da Arquitectura, sendo de grande relevância para a cidade do Funchal e Região Autónoma da Madeira que haja demonstração do potencial natural deste lugar.

“A integração destes arquitectos na representação Portuguesa da Bienal de Arquitectura de Veneza 2023, sob o tema ‘Fertile Futures’1, vem demonstrar o potencial e qualidade dos trabalhos e visões dos arquitectos madeirenses sobre o nosso território e afirmar que a qualidade dos trabalhos de arquitectura constituem mais-valias para a nossa cidade e paisagem”, reafirma o autarca da Confiança, Amílcar Nunes, anunciando ser com muito orgulho “que reconhecemos o trabalho desenvolvido pelos arquitectos Ana Pedro Ferreira e Pedro Maria Ribeiro e esperamos que futuramente possamos reconhecer outros projectos e arquitectos”.