“Caminhada Teatral” deu a conhecer história e cultura da Ponta do Sol

No sábado, dia 6 de Maio, a Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) realizou, em parceria com o Grupo de Teatro Bolo do Caco, a sua primeira Caminhada Teatral, em que meia centena de entusiastas do pedestrianismo, desde os mais jovens aos mais experientes, tiveram oportunidade de melhor conhecer a história e a cultura da freguesia da Ponta do Sol.

O grupo iniciou o percurso, pelas 09:30, na Praceta da Pereirinha, que oferece uma panorâmica sobre o concelho da Ponta do Sol, desde o Paul da Serra até ao mar. Nos primeiros metros de caminho foram surpreendidos pelo “João, o Vilhão” (Xavier Miguel) que se ofereceu para servir de guia turístico, conduzindo os caminheiros na descida da Lombada até ao Cais da Ponta do Sol.

Ao longo dos 5 km de percurso, os participantes puderam ficar a conhecer a Capela da Nossa Senhora da Piedade, no sítio do Jangão e a relação histórica das gentes daquele local com o Paul da Serra, a Levada Nova com a história da “Sãozinha” que se insurgia contra o sua construção naquela que ficou conhecida como a “Revolta das Águas”, o Solar dos Esmeraldos com a visita ao seu interior e importância económica da cana de açúcar relatada pelo ‘Feitor do Sr. Esmeraldo’, a Capela de Santo Amaro como centralidade no comércio que se fazia entre a actividade piscícola da vila e a produção agrícola da Lombada contada pela vendedora ‘Maria’ e a Igreja da Ponta do Sol, com a interessante história de como foi consagrada à Nossa Senhora da Luz, refere a Associação.

No final, chegados aos Cais da Ponta do Sol, houve tempo ainda para reviver algumas das lendas e contos que despertaram o espírito a locais e forasteiros, encenadas em formato teatral pelos talentosos actores do Teatro Bolo do Caco.

A Associação do Caminho Real endereça assim o seu agradecimento à Câmara Municipal da Ponta do Sol pelo apoio ao desenvolvimento desta actividade, que permitiu aos seus participantes conhecerem melhor a história e as tradições deste concelho madeirense.