MPT diz que visão do governo de apoio às empresas não se traduz na melhoria de condições para a população

O MPT emitiu uma nota salientando que o Governo Regional declara que a economia está sã e em crescimento. “O que é certo é que os benefícios não estão a chegar à generalidade da população”, aponta o partido. “Provavelmente porque Albuquerque centra-se desenvolvimento económico (leia-se apoios às empresas, diminuição do IRC) para que este por sua vez derrame os benefícios nos trabalhadores, em vez de melhorar as condições de vida da população”.

Nos últimos anos verificou-se que é errada essa teoria de apoiar o desenvolvimento económico que a seu tempo a população será beneficiada. O aumento de rentabilidade das empresas no máximo faz com que estas invistam mais ou enriquece os empresários, não beneficiando os trabalhadores, considera o Partido da Terra.

“O MPT como partido humanista que é, acredita que o Governo Regional deve investir na melhoria da qualidade de vida das populações, desonerando-as e apoiando as suas legítimas aspirações. O fulcro das tarefas do Estado não é o Desenvolvimento Económico mas sim o Desenvolvimento Social “entendido como um processo de melhoria da qualidade de vida de uma sociedade. Considera-se que uma comunidade tem alta qualidade de vida quando seus habitantes dentro de um cenário de paz, liberdade, justiça, democracia, tolerância, equidade, igualdade e solidariedade, têm amplas e recorrentes possibilidades de satisfação de suas necessidades e também de poder empregar suas potencialidades e saberes com vistas a conseguir uma melhoria futura em suas vidas, em termos de realização pessoal e da sociedade em seu conjunto””, diz Valter Rodrigues, coordenador regional.