Bloco operatório remodelado; 17 mil pessoas aguardam cirurgia

O presidente do Governo Regional enalteceu hoje a “produtividade cirúrgica” na Região, que, realçou, se manteve em 2021 e 2022 independentemente das obras em curso no bloco operatório. Miguel Albuquerque deu ênfase ao diálogo e a cooperação com as diversas classes profissionais, salientando que o mesmo “tem sido importante no apoio à tomada de decisão relativamente às necessidades do SESARAM”.
“Tem havido, por parte dos profissionais de saúde um sentido de dever e de serviço público, que tem reflexo directo na melhoria da prestação de cuidados de saúde na Região Autónoma da Madeira”, referiu, falando por ocasião da visita ao renovado bloco operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
“Continuou a haver um empenho dos nossos profissionais, no sentido de garantir a prestação de cuidados médicos aos nossos concidadãos”, enquanto as obras decorriam, assegurou o chefe do Executivo madeirense, conforme salienta uma nota divulgada na página de facebook oficial do GR.
Na oportunidade, Albuquerque frisou o seu compromisso com o sector da Saúde, apoiado sempre na cooperação e na auscultação dos profissionais – médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, assistentes operacionais e outros – no sentido de melhor conhecer e responder às necessidades do Serviço Regional de Saúde.
“Há uma postura por parte do Governo Regional de diálogo, tendo em vista dotar o SESARAM das melhores condições operacionais, funcionais e, sobretudo de trabalho, que não se vai alterar”, disse o governante, aludindo, também, ao período de transição para o novo Hospital Central e Universitário da Madeira.
“Vamos continuar a ouvir os profissionais, no sentido de, do ponto de vista funcional, o novo hospital corresponder aquilo que são as expectativas e as necessidades do SESARAM no futuro”, referiu.
Segundo ainda se informou, no ano passado realizaram-se 13.469 cirurgias na RAM.
Por outro lado, o governante com a pasta da Saúde, Pedro Ramos, revelou que há 17 mil pessoas a aguardar por cirurgia na Madeira.