Carnaval regressa amanhã num investimento de 450 mil euros

foto arquivo

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, assistirá, amanhã, a partir das 20 horas, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, ao cortejo de Carnaval, refere uma informação governamental.

O Cortejo regressa no Carnaval de 2023 com 12 trupes e 1.500 participantes. Isto depois de, devido à pandemia, não se ter realizado em 2021 e em 2022, refere uma nota.

Trata-se do primeiro grande cartaz turístico do calendário de eventos da Madeira, neste ano. Realiza-se entre os dias 15 a 26 de fevereiro. E tem como tema “Madeira, Alegria e Folia”.

Organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, terá como ponto alto o Cortejo Alegórico de Carnaval, que se realiza no sábado, dia 18 de fevereiro, envolvendo cerca de 1.500 participantes. Começa às 20 horas e contará com a participação de 12 trupes.

As trupes participantes são as seguintes:

Associação ANIMAD, com o tema ‘True Blue’;

Associação Cultural Império da Ilha, com o tema ‘A Magia dos Orixás’;

Associação de Animação Geringonça, com o tema ‘La joie de vivre – A alegria de viver’;

Escola de Samba Cariocas, com o tema ‘Cariocas no Paraíso com Magia’;

Associação Musical, Cultural e Recreativa e Coro de Câmara de Câmara de Lobos (Turma do Funil), com o tema ‘Vem à diversão’;

João dos Santos Encarnação Mendes (Sorrisos de Fantasia), com o tema ‘Celebration’;

Caneca Furada, com o tema ‘Tropicália’;

Associação Fitness Team, com o tema ‘Cintilante/Sparkling’;

Associação de Animação Tramas e Enredos, com o tema ‘Boas vindas para a folia, aqui é só alegria’;

Associação Palco D´Emoções, com o tema ‘O Amor entre o Sol e a Lua’;

Associação de Batucada da Madeira ABM, com o tema ‘Baila que Baila’;

João Egídio Rodrigues, com o tema ‘Alegria, Cor e Folia’.

Estão envolvidas na organização do cortejo aproximadamente 200 pessoas, contando com elementos da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e das trupes.

O percurso do Cortejo Alegórico é o mesmo de outros anos, informa o GR: Parte da Rotunda Harvey Foster e segue pela Avenida Francisco Sá Carneiro, Rotunda Francisco Sá Carneiro, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul), terminando na Praça da Autonomia.

As trupes actuarão, também, na Placa Central da Avenida Arriaga, enriquecendo a oferta. Desta forma, depois do cortejo, no sábado, na semana seguinte atuarão no denominado Carnaval das Avenidas. Na segunda-feira (dia 20), haverá uma atuação, pelas 21 horas. De terça-feira (dia 21) a sábado (dia 25) estão programadas duas presenças diárias, às 20 horas e às 21 horas, perfazendo um total de 11, visto que a trupe de João Egídio não participa neste Carnaval das Avenidas.

Referência igualmente para o desfile de terça-feira, dia 21, durante a tarde, popularmente conhecido por Cortejo Trapalhão, que tem um cariz mais satírico e é de participação espontânea.

À semelhança de anos anteriores este prevê prémios monetários para as diferentes categorias participantes, nomeadamente, classe adulto, classe criança, melhor tema, melhor animação, melhor animação escola, melhor animação solidária, classe Rei Trapalhão e ainda classe travesti.

No programa deste ano estão previstas outras previstas iniciativas que acrescentarão folia e animação às existentes para este cartaz.

Outra das novidades serão as Oficinas de Carnaval que permitirão ao público infantil aprender a executar diversos produtos regionais relacionados com a época do Carnaval.

O investimento no Carnaval de 2023 na Madeira é de cerca 450 mil euros.