Calado inaugura amanhã “Centro Inteligente de Operações” da CMF

Amanhã, pelas 15 horas, o presidente da Câmara Municipal do Funchal inaugurará o “Centro Inteligente de Operações” da CMF. Segundo informa um comunicado, o novo edifício municipal, que custou 1.3 milhões de euros, acolhe o CIGMA e o Serviço Municipal de Protecção Civil, antes sediado no Quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal, juntando na mesma estrutura física, a principal “porta de entrada” das solicitações dirigidas à autarquia, com a coordenação municipal de segurança, bombeiros e protecção civil.

O projecto agrega num único espaço físico toda a informação recepcionada, através das diversas plataformas e canais municipais, desde o Funchal Alerta, aos serviços online, à monitorização das redes de água e saneamento básico, gestão de tráfego urbano, até aos indicadores de ruído e qualidade do ar.

Mais segurança, melhor articulação com os serviços do Município, maior rapidez e fluidez de um conjunto alargado de informação da cidade do Funchal, para benefício dos cidadãos, são declarados objectivos do CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma, estrutura que entra em funcionamento, em Santa Rita, na antiga escola das Quebradas, junto ao futuro Hospital Universitário da Madeira.

Será, garante-se, um edifício inteligente, de informação, de recolha e tratamentos de dados, de articulação com diferentes serviços e entidades, para operacionalizar de forma mais eficiente, mais célere, tudo aquilo que se está a passar na  cidade.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará também amanhã de visita a este investimento da Câmara Municipal do Funchal, no valor de 1.303.253,85 euros.