Governo Regional promove encontro de nómadas digitais

Entre os dias 13 e 15 de Fevereiro de 2023, a Região Autónoma da Madeira acolhe um encontro internacional entre membros dos governos e parceiros dos arquipélagos da Macaronésia, Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

“Nómadas Digitais: Uma Oportunidade para a Macaronésia. Comunidades, Trabalho Remoto & Impacto Económico” é o nome do evento promovido pela Secretaria Regional das Finanças através da Direcção Regional dos Assuntos Europeus, que visa fortalecer a cooperação institucional entre os territórios da Macaronésia, através do desenvolvimento de uma estratégia conjunta nos domínios económico, social e cultural dos quatro arquipélagos envolvidos, refere uma nota governamental.

Esta tarde, as diversas delegações serão recebidas na Quinta Vigia, numa sessão de boas-vindas.

Amanha, dia 14, o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, preside à sessão de abertura da intensa jornada de trabalhos, que terá lugar no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol.

Intervém, também, nesta sessão, o subsecretário Regional da Presidência do Governo dos Açores, Pedro Faria e Castro; o director geral de Relações Exteriores do Governo de Canárias, Juan Francisco Trujillo Marrero; e o secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, Pedro Lopes.

Com várias intervenções de destacadas figuras do setor nómada digital, nomeadamente fundadores e cofundadores de empresas de renome, parceiros institucionais e gestores de comunidades, entre outros, serão debatidas diversas temáticas relacionadas com as oportunidades da área, nomeadamente as comunidades, o trabalho remoto e o impacto económico.

No dia 15, último dia do encontro, a comitiva visita, no Campus da Penteada, a Startup Madeira, a ARDITI e a Universidade da Madeira.

A iniciativa decorre no âmbito do projecto INTEGRA “Programa de integração de mercados e desenvolvimento da vizinhança económica e social da Macaronésia”, enquadrado no Programa de Cooperação INTERREG MAC 2014-2020, sendo que o parceiro institucional deste projeto na Região Autónoma da Madeira é a Secretaria Regional das Finanças.

No âmbito deste mesmo projecto, ocorreu já na Madeira, em Dezembro de 2021, uma Conferência dedicada ao tema “Crise pandémica, mobilidade e o futuro do turismo na Macaronésia: Transição ecológica e digital”.