PCP considera criminoso suspender o PDM para “perseguir zonas altas”

Na preparação do Congresso Regional do PCP, realizou-se sábado no Funchal um encontro que teve por temática as Zonas Altas.

Lugares onde, segundo os comunistas, se agravam as injustiças sociais, alargam as desigualdades territoriais e acentua a urgência de um novo modelo de desenvolvimento regional.

No final deste encontro o coordenador regional, Edgar Silva, referiu que “continuam por resolver os problemas de difíceis acessos às zonas altas e super-altas, a falta de rede viária, a insuficiência dos transportes públicos, dos problemas de habitabilidade, de ausência de saneamento básico, do déficit de infraestruturas e de equipamentos públicos, do escasso investimento público”.

De acordo com Edgar Silva, “no concelho do Funchal é especialmente evidente a dualidade de critérios dos governantes sempre que estão em causa os interesses dos grandes especuladores imobiliários, quando estão em causa os grandes grupos económicos na sua avidez de construir a seu bel-prazer ou, pelo contrário, quando nas zonas altas e super-altas as populações lutam pela sobrevivência. Quando se trata de servir certos projectos imobiliários que colidem com o PDM, como agora está a acontecer no Funchal, os governantes suspendem a aplicação da lei. Quando se tratam das zonas altas e super-altas o PDM é usado para perseguir e reprimir as populações nas ultraperiferias do desenvolvimento”, denunciou.