Aniversário do Renovamento Carismático celebrado com apelo forte à unidade

O Renovamento Carismático Católico celebrou hoje, na Igreja do Colégio, o seu 29.º aniversário na Madeira, através de uma celebração eucarística presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Cónego Fiel de Sousa.

Representantes dos vários grupos carismáticos espalhados pelas paróquias da Madeira marcaram presença, numa celebração cuja Equipa de Serviço Diocesana, coordenada por Maria da Paz Carvalho, fez um grande apelo à unidade e comunhão, no sentido de trilhar uma “caminhada em conjunto”. No entanto, deu conta de haver algumas vozes que teimam criticar o trabalho do RCC em Portugal, com ecos também na Madeira, mas que não passam de barulho de fundo, pedindo que os cristãos estejam despertos e sem receios.

O Cónego Fiel de Sousa enalteceu o papel do RCC na vivência da fé na Diocese, salientando a sua alegria e centralidade no Espírito Santo. Mas também advertiu para a importância de os cristãos não andarem a saltitar de lugar em lugar em demanda dos milagres mas sim de cultivarem uma fé viva, na caridade uns para com os outros. Realçou também o papel do cónego Velosa como fundador desta corrente de Graça no Funchal, após os seus primórdios, com o padre João, na Igreja da Assomada.

Também o assistente diocesano do RCC, Padre Manuel Alexandre, fez memória do Cónego Tomé Velosa e do padre João e agradeceu a presença e palavras do Cónego José Fiel na celebração eucarística.

Com o fogo do Espírito Santo, animado por um coro de belas vozes, a cerimónia contou também com o ofertório dos vários grupos carismáticos, que foi doado à Quinta do Leme.