Paula Margarido partilha experiências enriquecedoras com alunos do “Liceu”

Numa parceria realizada entre as Coordenadoras das Atividades de Complemento e Enriquecimento Curricular e o Serviço de Psicologia da Escola Secundária Jaime Moniz, realizou-se nesta instituição escolar, no dia 25 de janeiro, a Conferência “Um dia na vida de…”, cuja oradora convidada foi Paula Margarido, Presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados.

No seu estilo direto e coloquial, Paula Margarido interagiu com os jovens estudantes, com um discurso vivo e claro. Esta conferência, que decorreu na Sala de Conferências Dr. Jorge Moreira de Sousa, desafiou os alunos a conhecerem as atividades que a escola lhes oferece e o que a vida futura lhes reserva, podendo assim  encontrar áreas de interesse e esclarecer dúvidas relativamente a determinadas profissões que lhes despertam a atenção.

Ao longo da conferência, de forma expressiva e empática, a oradora abordou as suas raízes familiares como pedra basilar na sua vida académica e profissional. Destacou os princípios morais que devem fazer parte do nosso dia a dia, numa época tão conturbada em que se secundarizam os valores humanistas. Segundo a preletora, as pessoas devem viver experiências enriquecedoras, feitas de convivências, de solidariedades, de amizade, de “amor”, de alegrias, sem nunca esquecer os inevitáveis desencantos que a vida nos impõe.

Elucidou, ainda, os presentes sobre a oferta académica que as universidades portuguesas proporcionam aos jovens estudantes, bem como as dificuldades e obstáculos sentidos durante o seu curso de formação.

Ao longo de todo o seu discurso, a energia e alegria transmitidas motivaram os estudantes e o público em geral, criando uma atmosfera de salutar empatia e aprendizagem.