Grupo de cidadãos apela a madeirenses para comemorarem os 50 anos do 25 de Abril

Conforme o FN já hoje noticiou, um grupo de cidadãos lançou a ideia de uma petição pública pela evocação na RAM do 50º aniversário do 25 de Abril. O FN publicou o manifesto da petição, disponível na Internet para assinatura pelos cidadãos.

Hoje, a iniciativa foi apresentada numa conferência de imprensa na Praça do Município, no Funchal. Bernardo Martins foi o porta-voz.

“Somos um grupo de cidadãos que se juntou por uma causa nobre: a comemoração, na Madeira, dos 50 anos da “Revolução dos Cravos”. Elaborámos um Manifesto, que reflecte as ideias centrais da nossa junção. Em 25 de Abril de 1974, terminou uma ditadura de 48 anos e uma guerra colonial; ganhou-se a liberdade, a democracia e o desenvolvimento socioeconómico e cultural. Na Madeira, especificamente, entre outras mudanças positivas, foi extinta a colonia, criadas as juntas de freguesia (que só existiam no Continente e nos Açores) e foi implantada a autonomia”, referiu.

“Algumas pessoas estão mais satisfeitas do que outras, quanto aos benefícios do “25 de Abril”; há diversas leituras sobre o que se passou nestes 50 anos; mas a verdade é que há um relativo consenso quanto aos efeitos altamente positivos da “Revolução dos Cravos”, porque, hoje, Portugal e a Madeira são realidades melhores que antes da Revolução”, afirmou.

Esta congregação de pessoas e vontades pretende uma tripla função: 1ª) evocar a história da Revolução; 2ª) reflectir sobre o seu percurso e a actualidade; 3ª) defender os valores da democracia e da autonomia. Cada um de nós pode ter ou não a sua preferência política ou credo religioso, mas, aqui, nesta acção estamos como cidadãos; não representamos partidos ou organizações políticas. Somos desiguais no pensamento, mas unidos no objectivo comum: comemorar o 50º aniversário do “25 de Abril”. Esta é uma iniciativa cívica, plural, aberta e democrática, em que todos os que se identificam com os valores do “25 de Abril” podem assinar o Manifesto e participar nas suas actividades comemorativas”, referiu ainda.

Foi, assim, deixado um apelo aos madeirenses e porto-santenses para que participem nesta acção conjunta.

O apelo é extensivo às instituições regionais e locais.

O local da conferência de imprensa foi escolhido porque foi no Largo do Município que aconteceu “a grandiosa manifestação do 1.º de Maio de 1974”.

“Foi da varanda da CMF que se fizeram os discursos nessa memorável data. A manifestação do Dia do Trabalhador de 1974 marcou a chegada do “25 de Abril” à Madeira e deu o arranque para as transformações sociais neste arquipélago”, assinalam a organização desta iniciativa.