Espectáculo de dança de Panaibra Gabriel Canda no Teatro Municipal

O Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe no dia 29 de Janeiro, pelas 19 h, o espetáculo de dança “The man who did not see the whale pass by” de Panaibra Gabriel Canda.

Inspirado pelos autores Janusz Korczak e Fernando Pessoa, o coreógrafo e bailarino moçambicano Panaibra Gabriel Canda, neste espectáculo de dança, lida com os diferentes mundos e percepções de adultos e crianças e com utopias perdidas ou enterradas. “The man who did not see the whale pass by” já esteve em cena na Alemanha, no teatro Kampnagel, no Festival Internacional de Dança nrw, em 2022, e no Krass Kultur Crash Festival.

Segundo Panaibra Gabriel Canda, neste espectáculo “há um desentendimento entre o pensamento racional do homem e sua irracionalidade: um grito mudo que apela à multidão, um olhar cego que vê uma paisagem, um movimento mutilado que se lança no vazio, um cheiro inodoro que sufoca o ambiente, um gosto que arde na língua; uma mente que habita o subconsciente de uma consciência que compactua com as ditaduras democráticas ao habitar a inércia da presumível liberdade de uma vida morta no tempo! Este é o homem do mar, que não viu a baleia passar, não ouviu o canto da baleia, não sentiu o sal da água, muito menos o movimento da onda. Este homem vive aqui, neste mundo onde heróis se transformam em vilões, libertadores em exploradores, ideologias em fé, religião em política, guerras em negócios, governos em opressores, fronteiras em muros, seguranças em incertezas. Sim, eis o homem que contamina a terra para viver na lua – sem gravidade nem oxigénio”.

Panaibra Gabriel Canda, nascido em Maputo, é coreógrafo há 25 anos, sendo dos mais importantes da África, reflectindo as convulsões pós-coloniais. Estudou teatro, dança e música e Moçambique e em Portugal.

Desde 1993 desenvolve projectos artísticos próprios. O seu trabalho foi apresentado mundialmente e ganhou diversos prémios. Em 1998 Em 1998 fundou a CulturArte – Cultura e Arte em Movimento, considerado dos primeiros espaços de produção de dança contemporânea em Moçambique. Enquanto diretor artístico e coreógrafo, Panaibra apoia e desenvolve actividades locais e regionais, incluindo performances e cursos para iniciantes. Para além disso, desenvolve colaborações com artistas na África do Sul e na Europa. Foi distinguido pela prestigiada revista alemã TANZ juntamente com outros 30 artistas internacionais como “New Promise for the Future of Dance”.

“The man who did not see the whale pass by”, com a duração de 50 minutos, para maiores de 12 anos, tem o custo de 7 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias ou online, na Ticketline.