Dia do “Liceu” distingue alunos de excelência de hoje e presta homenagem ao passado com Galeria de Reitores

Inauguração da Galeria de Fotos dos Reitores na Sala de Conferências Dr Jorge Moreira de Sousa.
A atual presidente do Conselho Executivo, Ana Isabel Freitas, com Jorge Moreira de Sousa, ex-presidente do conselho diretivo/executivo da instituição, durante 31 anos. A sala de conferências passa a designar-se sala Dr. Jorge Moreira de Sousa.

Ao longo de 185 anos, a Escola Secundária Jaime Moniz tem ajudado a construir projetos de vida de inúmeras gerações, estimulando sempre o mérito de cada aluno. Na manhã de hoje, numa cerimónia profundamente simbólica destinada a assinalar os 185 anos do “Liceu”, entre aplausos e belos cânticos, foram dadas honras aos alunos que se destacaram pela excelência dos seus resultados escolares no ano letivo anterior, do 10.º ao 12.º anos de escolaridade.

A homenagem aos reitores e presidentes da ESJM.

A cerimónia do Dia da Escola contou com a presença do presidente do Governo Regional e demais entidades oficiais e convidados, que assim puderam testemunhar o mérito dos jovens, ante o olhar de comoção dos familiares, bem como uma cultura de escola que procura incutir a importância do sucesso numa caminhada desafiante e apaixonante de aprendizagem.

Desde o hastear da Bandeira verde da Europa (Eco-Escola) pelas boas práticas ambientais estimuladas pela instituição, à entoação do Hino da Escola, passando pela inauguração da Galeria de Fotos dos Reitores e Presidentes do Conselho Diretivo/Conselho Executivo, na sala de conferências, agora denominada, Dr Jorge Moreira de Sousa, tudo concorreu para abrilhantar e enfatizar o simbolismo do aniversário da instituição centenária, unindo o presente ao seu legado histórico.

O hastear da Bandeira Verde (Eco-Escolas), com a presença do presidente do Governo Regional e do Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia.

Não menos importante, o reconhecimento a quem cessa funções, aos professores e trabalhadores não docentes aposentados no ano letivo anterior, conforme referiu a presidente do conselho executivo, Ana Isabel Freitas.

Graça Vieira, docente de matemática aposentada e ex-presidente do conselho pedagógico, agradeceu a homenagem da escola onde foi “muito feliz”, mas também defendeu que os professores precisam de “mais reconhecimento”.

A presidente do conselho executivo enalteceu a inauguração da Galeria de Fotos dos Reitores e presidentes da ESJM, como “uma das formas de preservar a nossa memória coletiva, remetendo-nos, ao mesmo tempo para a história da gestão e da administração escolar”. Uma iniciativa que levou hoje ao “Liceu” várias figuras que geriram a instituição, com particular referência para Jorge Moreira de Sousa, presidente do conselho executivo durante 31 anos. Ana Isabel Freitas realçou o seu “empenho, dedicação e visão”, que em muito contribuiu para que o “Liceu” “se afirmasse como uma escola de referência, prestígio e de qualidade”. Como forma de “manter viva” esta memória, a ESJM decidiu atribuir o seu nome à sala de conferências. Ana Isabel Freitas agradeceu também a todos os agentes da escola que têm dado o seu contributo, quer no passado quer no presente.

 

Também o presidente do Governo Regional aproveitou a oportunidade para anunciar que o seu Executivo decidiu vincular, já este ano, todos os professores que têm uma situação profissional precária, apesar de somarem muitos anos de serviço. Uma aposta do Governo no reconhecimento profissional dos docentes.

Miguel Albuquerque classifica a educação como “uma bênção e um bálsamo” e enumerou os aspetos diferenciadores na Madeira relativamente ao todo nacional. “Temos na Madeira os melhores professores do país”, afirmou. Para além dos docentes, o presidente aplaudiu a adesão das escolas ao desafio digital, nomeadamente dos manuais digitais e lembrou que há 14 novas salas de ambientes inovadores de aprendizagem nas escolas.

Momento alto da cerimónia: a distinção dos melhores alunos (prémios de mérito).

 

Depois dos discursos, foi o momento de serem premiados os alunos com mérito, com prémios atribuídos pelos Grupos Sousa, Leya, Porto Editora e Monumental Lido Medical Center.

A cerimónia encerrou com a excelência da música, interpretada pelo grupo  “Ensemble Vocal Ninfas do Atlântico” e Vânia Fernandes.

Momento de grande beleza musical com o grupo “Ensemble Vocal Ninfas do Atlântico”.

O desporto preenche a tarde de hoje, com jogos de andebol e futebol. A encerrar as comemorações do “Dia da Escola”, a atuação do Curso Profissional de Instrumento/Jazz, em formato Combo, do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode, na Sala de  Conferências, Dr. Jorge Moreira de Sousa, e a respetiva entrega de prémios às equipas vencedoras dos jogos.