Assunção Varela lança primeiro livro de poesia no Teatro Municipal

No dia 11 de Janeiro, pelas 18 horas, Assunção Varela apresentará o seu primeiro livro, intitulado “Quarto de Século”, no foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias.

“Quarto de Século” é um livro feito de ardor, de criação franca e de uma total participação do poeta com o húmus da sua sensibilidade. Segundo o artista, a obra consiste num aglomerado de vários poemas com temáticas fortes como a morte, suicídio, a saudade, a amizade, a loucura e a reflexão sobre a escrita. O nome do livro corresponde ao conjunto de poemas em que o artista escreveu até aos 25 anos de idade, resultando no nome do livro “Quarto de Século”, reza uma nota à imprensa.

Luís Miguel Assunção Varela da Costa nasceu em 1995 na freguesia de Santa Luzia, no Funchal, tendo adotado o nome artístico Assunção Varela em homenagem aos pais, Assunção da mãe e Varela do pai. Desde muito cedo despertou interesse pelas artes da escrita e do teatro, tendo participado como actor e assistente de encenação em várias peças da companhia Contigo Teatro. Diz ter começado a escrever desde os seis anos de idade, tendo decidido seguir poesia no seu décimo ano de escolaridade ao ouvir o poema “Cântico Negro” de José Régio.

“A apresentação do livro “Quarto de Século” é de entrada livre, no qual será possível ouvir uma linguagem forte e densa, refletida nas publicações anteriores de Assunção Varela, principalmente na revista “Arremo Dartes” e na colectânea “Monstrengo”.