A Iniciativa Liberal vem lamentar publicamente que, “às escondidas e aproveitando a época festiva”, o Governo Regional tenha lançado o teleférico do Curral das Freiras. Conforme constata o partido, o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza lançou o procedimento do projecto do Teleférico no vale do Curral das Freiras, Boca da Corrida e Montado do Paredão.
“O procedimento tem a ver com a concessão da utilização privativa e uso do domínio privado para a conceção, construção e conservação de um sistema de teleféricos, de um parque aventura e de interpretação de natureza e de um “zip line” (slide), incluindo as respectivas instalações de apoio e restauração, na zona do Curral de Freiras, concelho de Câmara dos Lobos”, enumera a IL.
Mas, para os liberais, este projecto irá desfigurar uma área protegida com uma paisagem única, para além de ameaçar as zonas de nidificação duma ave endémica em risco, a Freira da Madeira.
“Serão carruagens de 15 e de 50 pessoas a sobrevoar o vale. A obra e respectiva concessão, nunca é demais repeti-lo, ficarão a cargo dum privado, para as quais os senhores governantes afirmaram ainda não haver interessados. A ver vamos”, refere a Iniciativa Liberal.
“Adjudicou-se no final de 2021 um Estudo de Impacto Ambiental com o valor de 69.900€ que, obviamente, concluiu que “não foram encontradas afectações negativas com significado relevante, mas as identificadas justificaram mesmo assim definição de medidas de mitigação”. Este projecto vem sendo classificado pelas entidades proponentes e licenciadoras, já enumeradas, como um bem de utilidade pública, o que permite redução drástica nos montantes a pagar ao Estado em impostos, nomeadamente IVA.
“Carruagens de 50 pessoas a ligar o Montado do Paredão ao Jardim da Serra e de 15 pessoas do Montado do Paredão ao Curral das Freiras a cargo dum privado classificados como bens de utilidade pública”, indignam-se os liberais.
“O Instituto que deveria zelar pelo património natural da nossa terra está claramente a compactuar com interesses que não descortinamos, mas imaginamos, para levar este projecto avante, e tem contribuído para a sua classificação como um bem de utilidade pública”, acusa ainda.
“Uma questão que se levanta é óbvia, há quanto tempo está feito e foi entregue o projecto?! Isto não caiu de pára-quedas. O que faz naturalmente levantar muitas questões sobre o que vai a acontecer. Não somos adivinhos, mas… Alegar acessibilidades, com um túnel já anunciado pelo Secretário dos Equipamentos e Infraestruturas, que fará a ligação Curral das Freiras-Jardim da Serra, garantindo verdadeiras ligações da freguesia com o exterior, esse sim, com verdadeira utilidade pública, não tem sentido nenhum”, conclui a IL.