Pedro Calado gostaria de ver o presépio do Galeão todo o ano

O presidente da edilidade funchalense, Pedro Calado, visitou ontem o presépio do Galeão, no edifício da Associação Cultural e Recreativa, junto ao Centro de Saúde de São Roque.

O presépio é visitado por centenas de pessoas e vai já na sua 25ª edição. Tem mais de cinco mil peças alusivas a tradições antigas e enraizadas nos costumes populares.

Na ocasião, Pedro Calado pediu que não se deixasse “esmorecer” este grande trabalho, que leva vários meses a preparar por uma equipa de 8 pessoas, incluindo o mentor do projecto, Juvenal Silva. Trata-se de um investimento de 20 mil euros.

Para o presidente da CMF, este presépio já se tornou um ícone do Natal na Região, pelo que deve ser preservado e apoiado. Porém, o edil defende que se comece a pensar já no passo seguinte, nomeadamente manter este presépio todo o ano e não só na quadra festiva.

“Poderíamos criar um museu vivo com dinâmica e recriar a história da Madeira preservando a cultura e tradições”, disse. “São muitos os emigrantes que nos visitam no Verão e acho que gostariam de recordar toda esta vivência que está aqui associada”, considerou.

Acompanhado do vereador Bruno Pereira e do presidente da Junta de Freguesia, Pedro Gomes, Pedro Calado ficou agradado com as várias actividades típicas da ilha representadas. O presépio é composto por vários quadros alusivos a diferentes freguesias da Região, apresentando réplicas das respectivas igrejas.