Uma nota do SESARAM dá contas de que o Serviço Regional de Saúde é desde 2018, referenciado como Escola Certificada em Suporte Avançado de Vida (SAV), Suporte Imediato de Vida (SIV) e Suporte Básico de Vida com DAE (SBV/DAE) pelo ERC – European Ressuscitation Council, através do Conselho Português de Ressuscitação (CPR).
Ora, na sequência do trabalho realizado pelo Grupo de Formação em Reanimação Intra-Hospitalar (GFRI), que iniciou actividade em 2002, com a formação em reanimação de todos os profissionais de saúde do SESARAM em cursos de SAV, SIV e SBV, este grupo, actualmente composto por 22 elementos [13 médicos e 9 enfermeiros], constitui a Escola SESARAM CPR- ERC, iniciando o seu processo de certificação dos cursos a nível Europeu em 2018.
O processo para adquirir a certificação foi constituído por duas etapas, uma componente teórica com a realização de um curso genérico de instrutores e uma componente prática, constituída pela observação dos mesmos, como instrutores nos cursos SAV e SIV. Posteriormente foi estabelecido o Protocolo entre o SESARAM e o CPR, permitindo ao SESARAM ficar referenciado no CPR como escola, refere uma nota às Redacções.
O Centro de Formação do SESARAM é o serviço certificado como entidade formadora em diversas áreas, sendo também responsável pela gestão pedagógica desta certificação de Escola Certificada em SAV, SIV e SBV/DAE pelo ERC.
Enquanto Escola Certificada realizou um total de 46 cursos com 639 participantes entre os quais, 17 cursos SAV, 24 cursos SIV e 5 cursos SBV/DAE, totalizando 252 Médicos, 304 Enfermeiros e 83 profissionais da saúde de equipas multidisciplinares.
Esta Certificação foi possível, através do Conselho Português de Ressuscitação (CPR), entidade única em Portugal creditada para dar formação de instrutores com Creditação Europeia da ERC- European Ressuscitation Council, e consequentemente, a certificação da instituição como Escola Certificada em SAV, SIV e SBV com DAE pelo European Ressuscitation Council.