Escritor e ator Francisco Lobo Faria incentiva jovens a arriscar

Ao longo do dia de hoje, a Escola Secundária Jaime Moniz apresenta à comunidade escolar uma mostra diversificada e criativa dos Clubes, Grupos e Projetos. A EXPOLICEU 2022/23 é uma “janela” de divulgação da pluralidade de iniciativas extracurriculares que enriquecem os jovens estudantes ao longo do seu percurso no ensino secundário e que lhes permite assimilar outras competências para além da aprendizagem formal.

Também inserida na EXPOLICEU, dinamizada pela Coordenação das Atividades Culturais,  teve lugar, esta manhã, uma conferência com Francisco Lobo Faria, um jovem madeirense, escritor, realizador, ator e empresário. Uma iniciativa que se insere no Ciclo de palestras “Escola: uma Janela para a vida”.  Um diálogo com cinco turmas para partilhar “Um dia na vida de… Francisco Lobo Faria”.

Com largo sentido de humor, para desconstruir muitos estereótipos sociais que tantas vezes inibem a criatividade individual, Francisco Lobo Faria, antigo aluno do “Liceu”, procurou incentivar os jovens estudantes a lutarem pelas suas convicções e projetos, independentemente das notas que possam obter na escola. Por exemplo, apesar de não ser nem aluno de 20 nem de 10 valores, é hoje também escritor com vários livros editados. Uma oportunidade para partilhar alguns ideias do seu livro Ser, cuja mensagem essencial assenta em viver e decidir com base no que somos.

“O que me traz cá à Escola Jaime Moniz é o facto de não ter medo de fazer coisas”. Se posso fracassar e cair, porque faço na mesma as coisas a que me propus? O que me leva a fazer algo sem ter a perspetiva de sucesso garantida? É o propósito. Não dou conselhos, mas tento viver para os meus propósitos, sinto aquele fogo a arder… Não se deixem levar pela leitura do que os outros fazem. Procure melhorar as suas ferramentas de comunicação”. Foi desta forma assertiva e motivada que o escritor procurou deixar sementes de estímulo aos jovens, por forma a que sigam sempre os seus sonhos, sem medo de correr riscos.