Albuquerque ajuda amanhã a promover a gamba da Madeira

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará presente na quarta-feira, dia 23 de Novembro, pelas 18 horas, no estabelecimento de restauração Beerhouse, no Funchal, por ocasião de uma acção de promoção do projecto Gamba-da-Madeira, que visa dar a conhecer este marisco presente nos mares da Região a chefs madeirenses e a industriais do sector.

A acção de promoção, que contempla a sua degustação, através de algumas propostas culinárias tem por propósito dar a conhecer este novo marisco brevemente disponível no mercado regional, refere nota governamental.

A Secretaria Regional do Mar e Pescas, através da Direcção Regional do Mar coordenou um estudo no âmbito do projecto MARISCOMAC, com o objectivo de aferir o potencial dos recursos pesqueiros ao nível de mariscos nos mares da Madeira, tendo sido identificada a possibilidade de captura sustentável de 20 toneladas ano de Gamba-da-Madeira.

O valor comercial da sua exploração rondará os 300 a 400 mil euros anuais.

A portaria, que define captura de camarão e da Gamba-da-Madeira, foi publicada em maio de 2022 e estipula um período de defeso entre 1 de Abril e 30 de Setembro de cado ano, para permitir a reprodução da espécie.