Governo Regional compra Casa das Sorveiras por 300 mil euros

Miguel Albuquerque visitou a Casa das Sorveiras, situada entre o Poiso e o Pico do Areeiro, em feveriero de 2017.

O Conselho do Governo reunido em plenário em 10 de novembro de 2022, resolveu autorizar a aquisição do imóvel denominado “Casa das Sorveiras”, sito à Serra do Faial, Achada da Cabana ou Montado do Barreiro e Arieiro, junto à ER 202, freguesia do Monte, concelho do Funchal.

O Executivo resolveu autorizar a celebração do respetivo contrato de compra e venda, pelo valor global de 300.650,00 € (trezentos mil seiscentos e cinquenta euros).

A casa fica numa numa zona natural por excelência, isolada, distante de núcleos populacionais e bastante procurada pela população para apoio a atividades de recreio e lazer, proporcionando momentos aprazíeis de elevada qualidade cénica, de contacto direto com a natureza e com a riqueza florística e faunística características daquela zona.

Recorde-se que o Governo Regional tem vindo a adotar uma política de disponibilização de algumas casas de abrigo para usufruto da população da Região Autónoma da Madeira, tendo procedido a investimentos na recuperação e beneficiação deste tipo de imóveis, de modo a assegurar a sua funcionalidade e exploração eficiente e condigna por parte dos seus utilizadores.

O prédio encontra-se situado em Sítio da Rede Natura 2000 e em Área Protegida “Parque Natural da Madeira”.