Pão-por-Deus celebrado nos bairros sociais

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM celebrou, entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro, o Pão-por-Deus e o ‘Halloween’ (Dia das Bruxas) nos polos comunitários da Comandante Camacho de Freitas, Santo Amaro, Santa Luzia, Torre, Nazaré e Ribeiro Real (estes dois últimos numa atividade conjunta) e no Projeto Renascer@Nogueira – E8G.

Ao todo, foram cerca de 200 utentes (adultos, crianças e idosos) envolvidos nestas iniciativas, que tiveram como principais objetivos transmitir costumes, reviver tradições e promover o salutar convívio entre os moradores dos conjuntos habitacionais sob gestão da IHM.

A exemplo de anos anteriores, as atividades desenvolvidas variaram de acordo com a escolha feita pelos utentes de cada polo comunitário. Em alguns espaços foi celebrado o Pão-por-Deus, noutros foi festejada a tradição anglo-saxónica do Halloween, preservando e estimulando as tradições regionais e de outros países.

Para a realização destes eventos de cariz social, a IHM contou com a colaboração de vários parceiros, nomeadamente, a Associação Casa do Voluntário, Junta de Freguesia de Santo António, Associação Reinventa, ASA – Associação para o Desenvolvimento de Santo António e Junta de
Freguesia de Santa Luzia.

Recorde-se que a inclusão social dos residentes nos conjuntos habitacionais sob gestão da IHM constitui um vetor estratégico e primordial desta entidade pública.

Ao longo de todo o ano, são desenvolvidos um conjunto de projetos e iniciativas de cariz social, formativo, cultural, desportivo e recreativo nos vários bairros sociais, tendo como objetivo a erradicação de situações de exclusão e a promoção da inclusão social dos moradores dos vários complexos habitacionais.

Através destas iniciativas, a IHM pretende promover, por um lado, a aproximação do público mais jovem à cultura e tradições regionais e, por outro, combater o isolamento social, nas faixas etárias mais velhas.