Freguesias da Madeira querem mais meios para proteger as suas populações

O VI Encontro Regional de Autarcas de Freguesia, promovido pela delegação regional da Associação Nacional de Freguesias, realizou-se este sábado, no Fórum Machico, contando com a presença de mais de uma centena de autarcas das 54 freguesias da Madeira.

A primeira intervenção da sessão de abertura coube a Alberto Olim, na qualidade de presidente da Junta anfitrião, seguindo-se a intervenção do coordenador da ANAFRE Madeira, Celso Bettencourt, que enumerou várias reivindicações em prol das freguesias.

O presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, também deu as boas-vindas na qualidade de anfitrião, antecedendo as intervenções do presidente da ANAFRE, Jorge Veloso, e do Secretário Regional do Plano e Finanças, Rogério Gouveia.

O presidente da ANAFRE, Jorge Veloso, manifestou a sua satisfação pela realização deste importante encontro, saudando o elevado número de autarcas presentes, numa demonstração inequívoca da força do poder local na Madeira.

Já o Secretário Regional do Plano e Finanças, Rogério Gouveia, destacou o trabalho articulado entre o Governo Regional e as Juntas de Freguesia, com quem o executivo madeirense mantém uma relção de elevada proximidade, em benefício das respetivas populações.

Após a sessão de abertura, foi celebrado um protocolo entre a ANAFRE Madeira e a delegação regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que se fez representar nesta cerimónia pelo seu coordenador, Ricardo Sousa.

Após um pequeno intervalo, seguiu-se a intervenção dos convidados, com o Diretor de Serviços de Autarquias Locais, Rui Paixão, a apresentar um importante conjunto de dados estatísticos relativamente às contas das juntas de freguesias da Região.

Por seu turno, Armando Vieira, presidente do Conselho Geral da ANAFRE e antigo presidente do Conselho Diretivo, fez uma resenha histórica da evolução dos apoios às freguesias, colocando em causa a atual Lei das Finanças Locais.

A tarde do VI Encontro Regional de Autarcas de Freguesia ficou marcada pela intervenção de diversos dos autarcas de freguesia presentes, todos unânimes em apelar ao reforço do financiamento das freguesias, que lhes permita consolidar as suas receitas, de forma a melhor resolver os problemas das suas populações.

Na sessão de Encerramento do VI Encontro Regional de Autarcas de Freguesia, o coordenador regional da ANAFRE, Celso Bettencourt, apelou à união de esforços e à perspetiva construtiva da crítica, enquanto Jorge Veloso, presidente da ANAFRE, prometeu fazer eco das importantes reivindicações apresentadas neste evento.

De referir ainda que que o próximo Encontro de Autarcas de Freguesia da Madeira, a realizar em 2023, terá lugar no Porto Santo, que vai assim acolher a sétima edição desta importante reunião das freguesias regionais.