Curso de “Auxiliar de Geriatria” em São Vicente

A entidade de formação QUALIFICAR vai promover no próximo dia 04 de Novembro, em São Vicente, na Escola Agrícola da Madeira, a sessão oficial de início e apresentação do projecto formativo intitulado “QUALIFICAR PARA EMPREGAR”, dando início ao curso “Auxiliar de Geriatria” (300 horas com estágio). O projecto é destinado a 190 pessoas desempregadas, repartidas em 13 acções, por vários concelhos da Região, e para pessoas de diferentes níveis de escolaridade, que podem ir de nível 1 ao nível 7.

Este projecto de Formação para a Inclusão é financiado na totalidade pelo Fundo Social Europeu, ao abrigo Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020 (madeira14-20), inserida na iniciativa europeia REACT-EU.

Em todos os cursos deste projecto formativo ocorrerá uma formação fortemente teórico/prática, seguindo-se à formação prática em contexto de trabalho (estágio curricular), o que perfaz um total de 300 horas de formação a cada um dos cursos disponíveis, que são estes: Curso Intensivo de Cozinha; Técnicas de Pastelaria, Confeitaria e Padaria; Empregado/a de Bar e Mesa; Auxiliar de Geriatria; Técnicas de Massagem e Estética; Turismo, Animação e Alojamento.

“Para o arranque deste curso na costa norte, em São Vicente, foi e é fundamental a colaboração da ADENORMA – Associação de Desenvolvimento da Costa Norte, do Polo de Emprego do Câmara Municipal de São Vicente, da Escola Agrícola da Madeira e do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM e Centro de Emprego, encontrado que foi a grande necessidade de formações para esta função e para a população alvo, que vão de encontro às cada vez maiores necessidades de contratação das instituições deste concelho, o aumentar das qualificações por meio da formação certificada e a formação para inclusão no mercado de trabalho para população desempregada”, salienta um comunicado.

Para este projecto de formação está previsto iniciar ainda este mês de Novembro o “Curso Intensivo de Cozinha” no Caniço – Santa Cruz, com a colaboração da Casa do Povo do Caniço e da ACPRAM – Associação de Cozinheiros e Pasteleiros da R. M. Madeira. Para janeiro de 2023, estão disponíveis vagas para o curso de “Técnicas de Pastelaria, Confeitaria e Padaria” e “Turismo, Animação e Alojamento”

Todas as formações /cursos estão de acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações e pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), perfeitamente ajustadas aos conhecimentos que os futuros profissionais têm que ter para bem desempenhar a função ou profissão.

Informações sobre estas formações e futuras acções/cursos e pré-inscrição, podem ser obtidas na secretaria da entidade formadora, à Rua Dr. Fernão de Ornelas n.º 50, ou através do site www.qualificar-fp.pt, link Cursos -> formação financiada -> formação para empregar; pelas redes sociais ou pelo e-mail: qualificar.fp@gmail.com.