Museus insulares partilham experiências em encontro nos Açores

A RAM participa através da Direcção Regional da Cultura no IV Encontro de Boas Práticas Museológicas: Interconexão entre museus insulares, que terá lugar entre os próximos dias 27 e 29 de Outubro nas cidades da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Açores.

Estes Encontros de Boas Práticas Museológicas, informa a SRTC, são uma iniciativa do CHAM Açores, unidade de investigação universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) e à Universidade dos Açores (UAç) que têm procurado, desde 2017, em parceria com as câmaras municipais locais, proporcionar momentos de troca de experiências e de debate, sobre os desafios que são colocados a todos os actores e intervenientes nos processos e nas vivências dos museus.

Além da Madeira e dos Açores, participam ainda nesta iniciativa as ilhas Canárias.

O encontro deste ano visa uma reflexão sobre a pertinência da interconexão entre museus insulares, estendendo o debate aos arquipélagos vizinhos da Madeira e Canárias, num quadro de conhecimento e reforço das identidades insulares e atlânticas, e da sua sustentabilidade, no que concerne às problemáticas de funcionamento e financiamento das unidades museológicas, bem como sobre os desafios das possibilidades do trabalho cooperativo e em rede.

A organização está a cargo do CHAM Açores, das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, do Instituto Histórico da Ilha Terceira e da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores. A directora de Serviços de Museus e Espaços Culturais da Direcção Regional da Cultura da Madeira, Graça Alves, faz parte da Comissão Organizadora.

O programa do evento que se inicia na próxima quinta-feira inclui sete painéis temáticos  que incluem a participação de elementos da DRC, nomeadamente, Teresa Pais, directora do Museu Quinta das Cruzes, que abordará “A Conservação Preventiva no centro da prática museológica. Desafios e limites” e Márcia Sousa, diretora do MUDAS.Museu, que falará sobre “Museus em contexto insular: Casas na Pradaria? (uma reflexão sobre o exercício da acção museológica e a interacção com os públicos em contexto da RAM)”. Por outro lado, falará ainda Élia de Sousa, que numa intervenção sobre “A integração da comunidade na construção da narrativa museográfica: o estudo de caso do Centro Interpretativo da Pesca e do Pescador de Câmara de Lobos, na ilha da Madeira”.

Já Graça Alves é autora de uma intervenção sobre os “Museus da Madeira: Onde o futuro se plana (notas para um roteiro)”.

O “IV Encontro de Boas Práticas Museológicas: Interconexão entre Museus Insulares. Açores, Madeira e Canárias” já foi declarado de reconhecido interesse público pelo Governo Regional dos Açores, assinala o Governo madeirense.